Não adianta mais frear antes do radar! Novo método mede velocidade média

A tecnologia tem se mostrado eficaz: em outros países, onde já é comum, ajudou a reduzir acidentes fatais em até 50%

Radar
Foto: Divulgação
Radar


No Brasil, os radares  que medem a velocidade média ainda são novidade, mas já estão sendo instalados de forma gradual e experimental. Um exemplo é o trecho da BR-050, em Uberaba (MG), que desde a manhã de segunda-feira (14) conta com dois novos radares entre os quilômetros 171 e 182. A velocidade máxima permitida nesse trecho de 11 km é de 80 km/h, e essa rodovia se tornou a primeira concessão federal a adotar esse tipo de fiscalização.

Como funciona o radar de velocidade média?

Diferente dos radares fixos, que medem a velocidade apenas no ponto onde estão localizados, os radares de velocidade média registram o tempo que o motorista leva para percorrer a distância entre dois pontos. Se o tempo for inferior ao esperado, significa que o motorista ultrapassou o limite de velocidade.

Esse novo tipo de radar acaba com a tática de frear bruscamente antes do equipamento, já que o cálculo é feito com base na média de velocidade durante todo o percurso monitorado. Mesmo em caráter experimental, a implantação visa educar os motoristas e, por enquanto, não gera multas.

A tecnologia tem se mostrado eficaz: em outros países, onde já é comum, ajudou a reduzir acidentes fatais em até 50%.