Acha que foi multado? Confira prazos do Detran para recorrer e como consultar o sistema

Infrações de trânsito devem ser registradas em até 30 dias para consulta no sistema do Detran

Projeto quer acabar com multa por radar de velocidade abaixo de 120 km/h
Foto: Thiago Ventura
Projeto quer acabar com multa por radar de velocidade abaixo de 120 km/h

O prazo máximo para que uma  multa de trânsito seja registrada no sistema do  Detran é de 30 dias a partir da data da infração. Essa regra se aplica tanto a multas manuais quanto eletrônicas. Após esse período, a notificação oficial da infração deve ser disponibilizada.

Registro e consulta de multas

Independentemente do órgão autuador — como Guarda Municipal, Batalhão de Trânsito ou Polícia Rodoviária Federal—, cada órgão é responsável pelo registro da multa em seus sistemas. Assim, a multa fica disponível para consulta pelo Detran e, consequentemente, para a emissão das notificações.

Quando um motorista é multado, é essencial que ele verifique se a infração foi registrada. Após a notificação oficial, o prazo para indicar o real condutor é de 15 dias. Já o prazo para apresentar recurso é de 30 dias a partir da entrega da notificação.

O Detran oferece duas formas de consulta de multas no site: 'Consulta por Condutor' e 'Consulta por Veículo'. Se uma pessoa possui um veículo em seu nome, mas não possui CNH, a notificação ainda será feita. Nesse caso, é recomendável consultar se há multas no nome dela.

Como indicar o real condutor

O processo para indicar o real condutor da infração é simples. Após receber a notificação, o proprietário do veículo que não cometeu a infração pode preencher a 'Declaração do Real Condutor', que está disponível na própria notificação.

O documento deve conter os dados do condutor responsável e ser assinado por ambas as partes – proprietário do veículo e real condutor.

Apresentação de recursos

Para motoristas que acreditam que a multa aplicada é injusta, o primeiro passo é identificar o órgão responsável pela penalidade, através do site ou aplicativo do Detran de seu estado.

O recurso deve ser feito diretamente no local da autuação, seja na Prefeitura, no Batalhão de Trânsito ou em outros órgãos mencionados anteriormente.

Os documentos necessários e quaisquer evidências que comprovem a injustiça da multa devem ser entregues pessoalmente para seguir com o processo. Também é possível encaminhar o recurso pelos Correios para o Detran, utilizando o endereço disponível no site do órgão.

É fundamental que os motoristas estejam cientes dos prazos e procedimentos para evitar complicações futuras relacionadas a multas de trânsito.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.