Stellantis revela Peugeot 208 Racing com preço abaixo da média para competições amadoras

Nova versão esportiva do hatch francês, equipada com motor 1.2 turbo de 147 cv, chega ao mercado europeu por 38.900 euros

Peugeot 208 Racing
Foto: Divulgação
Peugeot 208 Racing

A Stellantis  Motorsport introduziu uma nova variante do Peugeot 208  voltada para competições . O modelo, denominado 208 Racing , foi concebido para atender às necessidades de equipes e pilotos amadores em provas de rali e circuito, oferecendo uma opção mais acessível no mundo do automobilismo .

Inicialmente, a produção do 208 Racing será concentrada na França, atendendo primariamente o mercado europeu. Contudo, existe a perspectiva de expansão da fabricação para outras unidades globais da Peugeot no futuro próximo, seguindo o exemplo do 208 Rally4, que já é produzido na Argentina.

Desenvolvimento e homologação

O projeto do 208 Racing contou com a colaboração da Federação Francesa de Automobilismo (FFSA). O veículo já recebeu homologação para participar dos campeonatos franceses de 2025 nas recém-criadas categorias Grupo F-RC6 para rali e Classe FR6 para circuitos.

Peugeot 208 Racing
Foto: Divulgação
Peugeot 208 Racing

Estas novas divisões foram estabelecidas com o intuito de atrair pilotos iniciantes e equipes com orçamentos limitados. O 208 Racing se apresenta como uma alternativa mais econômica em relação ao 208 Rally4, posicionando-se estrategicamente no mercado de carros de competição.

Especificações técnicas

O propulsor do 208 Racing é baseado no motor PureTech 1.2 turbo, modificado para uso em competições. Nesta configuração, o motor adota uma corrente de distribuição em substituição à correia banhada a óleo e gera 147 cv, um aumento significativo em relação aos 110 cv da versão de rua.

A transmissão manual de seis velocidades recebeu relações mais curtas para melhorar o desempenho em pista. O peso do veículo foi reduzido para 1.050 kg, contribuindo para uma melhor relação peso-potência. O pacote inclui componentes específicos para competição, como suspensão, freios e rodas especiais.

Equipamentos e precificação

O 208 Racing vem equipado com uma estrutura de segurança certificada pela FIA, similar à utilizada no 208 Rally4. O interior foi adaptado para uso em competições, incluindo um painel otimizado para evitar reflexos, novos controles no console central e um interruptor de corte de energia.

Foto: Divulgação
Peugeot 208 Racing

Um display multifuncional foi adicionado para fornecer informações cruciais ao piloto durante as provas. A Stellantis também implementou um sistema eletrônico dedicado para facilitar o acesso e a análise dos dados de desempenho do veículo.

O preço do 208 Racing na Europa é de 38.900 euros (R$ 239.721), aproximadamente metade do valor do 208 Rally4, que custa 75.000 euros (R$ 462.187). As encomendas já estão abertas, com as primeiras entregas previstas para fevereiro de 2025.

A Peugeot tem um histórico de oferecer versões de competição no Brasil, como as edições especiais dos modelos 206 e 207. A possibilidade de comercialização do 208 Racing no mercado brasileiro ainda não foi confirmada pela montadora, mas a tradição da marca nesse segmento sugere que pode haver interesse em trazer o modelo para o país.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.