A Renault confirmou oficialmente o fim da produção do Logan no Brasil. Após 17 anos no mercado nacional , o sedã compacto deixa as linhas de montagem da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
A notícia não chega como surpresa para o setor automotivo. Há mais de um ano, especulações sobre a descontinuação do modelo já circulavam entre especialistas e consumidores.
Segundo a montadora, as últimas unidades produzidas ainda estão sendo comercializadas na rede de concessionárias. No entanto, a disponibilidade do veículo já é bastante limitada.
O Logan estreou no Brasil em 2007, três anos após seu lançamento global. O modelo foi o primeiro carro nacional da Dacia, subsidiária romena da Renault, a ser lançado no país.
Inicialmente posicionado como um carro de entrada, o Logan manteve essa proposta ao longo de suas duas gerações no mercado brasileiro. Seu auge de vendas ocorreu em 2014.
Naquele ano, com o lançamento da segunda geração, o sedã chegou a emplacar mais de 46 mil unidades. O sucesso se devia principalmente ao amplo espaço interno e ao generoso porta-malas de 510 litros.
Queda nas vendas e mudança de estratégia
Nos últimos anos, porém, as vendas do Logan apresentaram queda significativa. Em 2023, foram registrados apenas 4.559 emplacamentos, número muito inferior aos seus principais concorrentes.
Para efeito de comparação, no mesmo período, o Chevrolet Onix Plus vendeu 74.887 unidades, o Fiat Cronos 50.755 e o Volkswagen Virtus 27.094.
Em sua última configuração, o Logan era equipado com motor 1.0 12V aspirado de 82 cv e câmbio manual de cinco marchas. Até 2022, também oferecia opções com motor 1.6 de 118 cv.
O Sandero, outro modelo de origem Dacia, já havia saído de linha em 2022. Agora, o Duster permanece como o último remanescente dessa era no portfólio da marca no país.
No entanto, o Duster, lançado em 2011, é atualmente o SUV compacto com o projeto mais antigo disponível no mercado brasileiro. Sua permanência no lineup da Renault pode ser limitada.
A saída do Logan do mercado brasileiro reflete uma tendência mais ampla no setor automotivo. Os sedãs compactos vêm perdendo espaço para SUVs e crossovers nos últimos anos.
Essa mudança de preferência dos consumidores tem levado várias montadoras a reverem suas estratégias e lineups no país, priorizando segmentos em ascensão.
Para os fãs do Logan, resta a opção de buscar as últimas unidades disponíveis nas concessionárias. O modelo ainda consta no configurador da marca em duas versões: Life e Zen.
Os preços finais do Logan são de R$ 97.500 para a versão Life e R$ 101.000 para a Zen. No entanto, a disponibilidade real desses veículos nas lojas é incerta.
A montadora francesa parece estar se preparando para uma nova fase no mercado brasileiro, possivelmente com foco em segmentos mais lucrativos e alinhados às tendências globais da indústria automotiva.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.