O mercado automotivo brasileiro mostrou sinais positivos em outubro de 2024, com 247.849 emplacamentos . Segundo dados do Renavam , houve um aumento de 11,3% em comparação com os 222.686 veículos emplacados em setembro , conforme informado pela Fenabrave.
O destaque do mês foi o retorno do Volkswagen Polo ao topo do ranking de vendas, posição que não ocupava desde abril. Com 14.969 unidades comercializadas, o hatch alemão superou a Fiat Strada, que ficou em segundo lugar com 14.642 licenciamentos.
Apesar da liderança mensal do Polo, a picape compacta da Fiat mantém a primeira posição no acumulado do ano. Completando o pódio, o Hyundai HB20 conquistou a terceira posição com 10.795 unidades vendidas.
O quarto e quinto lugares foram ocupados pelo Fiat Argo (9.265) e o Volkswagen T-Cross (9.176), respectivamente. O T-Cross mantém sua posição como o SUV mais vendido do Brasil no acumulado anual.
No segmento dos utilitários esportivos, o Chevrolet Tracker manteve a vice-liderança com 6.841 unidades vendidas, seguido pelo Nissan Kicks, que completou o pódio dos SUVs com 6.610 emplacamentos.
O Hyundai Creta, recentemente renovado, alcançou a décima posição geral e o quinto lugar entre os SUVs, com 5.988 unidades comercializadas. Entre os sedãs, o Fiat Cronos consolidou a liderança conquistada em setembro, registrando 5.029 licenciamentos em outubro.
O Chevrolet Onix Plus, líder absoluto no acumulado do ano, fechou o mês na vigésima posição geral, com 4.614 unidades vendidas. No mercado de veículos elétricos, o BYD Dolphin Mini manteve sua dominância, liderando o segmento com 2.808 emplacamentos.
Tendências do mercado
O crescimento nas vendas em outubro sugere uma recuperação gradual do setor automotivo brasileiro, que enfrentou desafios significativos nos últimos anos devido à pandemia e à escassez global de semicondutores.
A diversidade de modelos nas primeiras posições do ranking indica uma competição acirrada entre as montadoras, com consumidores tendo uma ampla gama de opções em diferentes segmentos.
Embora o mercado mostre sinais de aquecimento, o desempenho acumulado do ano ainda reflete os impactos das dificuldades enfrentadas pelo setor. A continuidade desse crescimento nos próximos meses será crucial para determinar a recuperação do mercado.
A presença do BYD Dolphin Mini entre os 50 mais vendidos sinaliza uma tendência crescente de eletrificação no mercado brasileiro. Este movimento pode se intensificar nos próximos anos, com mais opções de veículos elétricos e expansão da infraestrutura de recarga.
Confira abaixo a lista completa dos 50 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2024:
#1 - Volkswagen Polo - 14.969
#2 - Fiat Strada - 14.642
#3 - Hyundai HB20 - 10.795
#4 - Fiat Argo - 9.265
#5 - Volkswagen T-Cross - 9.176
#6 - Chevrolet Onix - 8.868
#7 - Chevrolet Tracker - 6.841
#8 - Nissan Kicks - 6.610
#9 - Fiat Mobi - 6.504
#10 - Hyundai Creta - 5.988
#11 - Volkswagen Nivus - 5.772
#12 - Volkswagen Saveiro - 5.620
#13 - Honda HR-V - 5.445
#14 - Fiat Toro - 5.438
#15 - Jeep Renegade - 5.215
#16 - Jeep Compass - 5.043
#17 - Fiat Cronos - 5.029
#18 - Toyota Corolla Cross - 4.806
#19 - Toyota Hilux - 4.736
#20 - Chevrolet Onix Plus - 4.614
#21 - Renault Kwid - 4.272
#22 - Hyundai HB20S - 4.256
#23 - Fiat Fastback - 4.114
#24 - Caoa Chery Tiggo 7 - 4.044
#25 - Ford Ranger - 3.817
#26 - Toyota Corolla - 3.785
#27 - Fiat Pulse - 3.268
#28 - Volkswagen Virtus - 3.210
#29 - Renault Kardian - 3.062
#30 - Toyota Yaris HB - 2.912
#31 - Chevrolet Montana - 2.837
#32 - BYD Dolphin Mini - 2.808
#33 - Chevrolet Spin - 2.744
#34 - Chevrolet S10 - 2.660
#35 - Ram Rampage - 2.370
#36 - Fiat Fiorino - 2.252
#37 - Toyota Yaris SD - 2.185
#38 - Renault Duster - 2.005
#39 - Citroën C3 - 1.982
#40 - Toyota SW4 - 1.929
#41 - GWM Haval H6 - 1.927
#42 - Honda City Hatch - 1.843
#43 - Jeep Commander - 1.807
#44 - Peugeot 2008 - 1.747
#45 - Volkswagen Taos - 1.741
#46 - Honda City Sedan - 1.580
#47 - Caoa Chery Tiggo 8 - 1.282
#48 - BYD Song Plus - 1.222
#49 - Renault Master - 1.191
#50 - Renault Oroch - 1.146
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.