Volkswagen revela Tera, novo SUV compacto para o mercado brasileiro

Modelo chega em 2025 para competir no segmento de entrada, abaixo do Nivus e T-Cross

Volkswagen Tera
Foto: Divulgação
Volkswagen Tera

A Volkswagen  anunciou oficialmente nesta segunda-feira (4) o nome de seu novo  SUV compacto para o mercado brasileiro: Tera . O modelo, que segue a tradição da marca de usar a letra 'T', tem lançamento previsto para 2025.

O Tera será posicionado como o SUV de entrada da Volkswagen no Brasil, abaixo dos já conhecidos Nivus e T-Cross. Com esta estratégia, a montadora alemã visa ampliar sua participação no mercado de SUVs compactos.

Os principais rivais do novo modelo serão o Fiat Pulse e o recém-lançado Renault Kardian, ambos já estabelecidos no segmento de SUVs compactos de entrada.

A fabricação do Tera será concentrada na fábrica da Volkswagen em Taubaté, interior de São Paulo. O modelo compartilhará a plataforma MQB-A0 com outros veículos da marca, como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.

Design e detalhes

O design do Tera promete trazer uma linguagem estética inédita para a Volkswagen do Brasil, inspirada nos lançamentos mais recentes da marca na Europa e América do Norte.

A dianteira terá para-choque com elementos escurecidos contrastando com a pintura da carroceria. Os faróis contarão com iluminação LED, incluindo luzes diurnas na parte superior.

Volkswagen Tera
Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Tera

Na traseira, espera-se uma peça horizontal preta conectando as lanternas. O para-choque apresentará apliques prateados, remetendo a um visual off-road, dando ao Tera uma aparência moderna e robusta.

Especula-se que o Tera terá aproximadamente 4 metros de comprimento, sendo mais compacto que T-Cross e Nivus. O entre-eixos deve ser de 2.566 mm, herdado do Polo.

A motorização esperada é o conhecido 1.0 TSI da Volkswagen, provavelmente na configuração de 116 cv de potência, a mesma do Polo. Esta escolha visa diferenciar o Tera dos modelos Nivus e T-Cross.

As versões de entrada do Tera devem vir com câmbio manual, enquanto as versões intermediárias e topo de linha contarão com transmissão automática de 6 marchas.

Os preços oficiais devem ser revelados pouco antes do lançamento. Como referência, o Fiat Pulse é vendido entre R$ 107.990 e R$ 138.990, enquanto o Renault Kardian vai de R$ 106.990 a R$ 138.990.

Confira a seguir a publicação oficial da Volkswagen no Instagram:


** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.