Charles Leclerc , piloto estrela da Scuderia Ferrari na Fórmula 1 , acaba de expandir sua impressionante coleção de veículos da marca italiana. O monegasco recebeu as chaves de um dos 799 exemplares da Ferrari SF90 XX Stradale .
Avaliada em 770 mil euros, aproximadamente R$ 4,75 milhões, a SF90 XX Stradale não é apenas uma versão aprimorada do já impressionante SF90 Stradale. Este modelo marca uma nova era para a série XX da Ferrari, sendo o primeiro a ser homologado para uso em vias públicas.
Potência e tecnologia
O coração da máquina é um sistema híbrido que combina um motor V8 biturbo de 4.0 litros com três unidades elétricas. O propulsor a combustão gera 797 cavalos de potência.
Somado aos 233 cavalos provenientes dos motores elétricos, o conjunto entrega uma potência total de 1.030 cavalos. Este impressionante powertrain permite que a SF90 XX Stradale acelere de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos.
A velocidade máxima atinge os 320 km/h. A transmissão de dupla embreagem com oito velocidades foi reprogramada para oferecer trocas de marcha mais rápidas e eficazes.
Uma das inovações mais notáveis é o sistema de boost elétrico, disponível no modo de condução Qualifying. Esta função oferece um impulso extra de potência na saída das curvas, podendo ser ativada até 30 vezes com uma única carga da bateria.
Visualmente, a SF90 XX Stradale se distingue por seu design agressivo e aerodinâmico. A dianteira apresenta seis dutos de ar estrategicamente posicionados, enquanto a traseira exibe uma asa fixa e uma barra luminosa que atravessa a tampa do porta-malas.
O interior do veículo combina luxo e tecnologia de ponta, refletindo o DNA de competição da Ferrari. O cockpit é centrado no motorista, com controles intuitivos e displays de alta resolução que fornecem todas as informações necessárias em tempo real.
Para quem busca uma experiência ainda mais exclusiva, a Ferrari oferece também a versão conversível SF90 XX Spider, limitada a apenas 599 unidades.
O SF90 XX Stradale ainda recebeu melhorias significativas no sistema de frenagem. As pinças dianteiras foram redesenhadas para melhor resfriamento, enquanto os rotores traseiros aumentaram para 390 milímetros.
A capacidade da bateria de 7,9 kWh permite que o veículo rode por até 25 quilômetros em modo totalmente elétrico, atingindo velocidades de até 135 km/h sem acionar o motor a combustão.
Assista a seguir o momento em que Leclerc recebeu a nova “nave”:
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.