A fabricante chinesa BYD confirmou seus planos de construir a primeira fábrica no México , desafiando rumores anteriores sobre possível adiamento do projeto, fortalecidos com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos . Em entrevista ao jornal El País, Ray Zou , presidente da BYD no México, reafirmou o compromisso da empresa com o mercado local.
Detalhes do investimento
A expectativa é que a nova planta produza cerca de 300 mil veículos eletrificados anualmente, gerando mais de 10 mil empregos diretos. A empresa projeta vender 50 mil veículos elétricos no México ainda em 2024, com meta de alcançar 100 mil unidades em 2025.
Segundo informações da Forbes, a localização exata da fábrica será anunciada até o final do ano. Jorge Vallejo, diretor-geral da BYD no México, revelou que a empresa já reduziu para três as opções de estados para instalação da estrutura, sem divulgar quais são.
A montadora recentemente apresentou no mercado mexicano o SUV elétrico Yuan Pro, com preços a partir de 599.880 pesos (aproximadamente R$ 59 mil). O modelo integra a estratégia de expansão da marca na região.
José Miranda, diretor de Marketing e Comunicação da BYD para as Américas, destacou que possíveis tarifas norte-americanas não interferirão nos planos de investimento. A produção será inicialmente focada no mercado local, sem intenção de exportação para os Estados Unidos.
Especialistas observam que a escolha do México pode representar uma estratégia para aproveitar benefícios do acordo comercial USMCA, que une Estados Unidos, México e Canadá.
O movimento da BYD se insere em um contexto mais amplo de investimentos chineses no setor automotivo mexicano. Outras marcas como Zeekr, MG Motor e Yadea também estão expandindo operações no país.
A decisão contradiz um relatório publicado pela agência Bloomberg, que sugeriu possível adiamento do projeto devido às incertezas políticas. A BYD reafirma seu compromisso com o mercado mexicano, independentemente do cenário eleitoral nos Estados Unidos.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.