SP vai ganhar 33 novos radares inteligentes: veja onde estarão

Esse tipo de radar evita que os motoristas escapem das multas simplesmente freando ao passar pelo radar

Radar Doppler
Foto: Divulgação/Velsis
Radar Doppler


O Estado de São Paulo , que abriga a maior frota de veículos do Brasil, se prepara para instalar 33 novos radares inteligentes na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) , incluindo o radar Doppler , que calcula a velocidade média em um trecho específico. Esse tipo de radar evita que os motoristas escapem das multas simplesmente freando ao passar pelo radar, pois monitora a velocidade ao longo do percurso. Essa tecnologia é comum na Europa, mas ainda é novidade no Brasil.

Como funciona o radar de velocidade média?

Diferente dos radares convencionais, que apenas registram a velocidade no momento da passagem, o radar Doppler mede a velocidade média do veículo entre dois pontos. Assim, se um motorista ultrapassar o limite permitido ao longo de todo o trecho, será autuado, mesmo que tenha reduzido a velocidade momentaneamente. O cálculo considera o tempo total entre os pontos de medição, gerando multas para quem ultrapassa o tempo mínimo estabelecido para percorrer o trajeto.

Esses novos dispositivos também trazem funções modernas, como leitura automática de placas e contagem de veículos, com dados transmitidos em tempo real. A previsão é que os radares entrem em operação em janeiro de 2025 na Rodovia Luiz de Queiroz e, posteriormente, se expandam para outras rodovias paulistas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) também anunciou a licitação de mais 649 radares, a serem instalados em mais de 150 rodovias estaduais nos próximos cinco anos.

Em testes no Brasil, os radares de velocidade média já estão operando de forma experimental em Uberaba, Minas Gerais, na BR-050. Por enquanto, o objetivo é educar os motoristas, e as multas não estão sendo aplicadas. Em outros países, esse tipo de radar reduziu acidentes de trânsito em até 50%.