Em meio a enchentes na Espanha, carros são 'protegidos' com estratégia inusitada

Tragédia climática já matou mais de 220 pessoas no país; dezenas de carros foram perdidos

Carros foram enrolados em plástico para evitar contato com água
Foto: Reprodução/X.com
Carros foram enrolados em plástico para evitar contato com água

Diversas regiões da  Espanha  estão sofrendo com a emergência climática  nos últimos dias e as catástrofes causadas pelas fortes chuvas já mataram mais de 220 pessoas no país, a maioria na região de Valência . Mesmo onde as chuvas já deram uma trégua, a população segue em alerta e muitos estão tentando proteger seus carros das enchentes.

A região de Málaga foi atingida com fortes chuvas que carregaram carros, motos e destruíram diversos bens. Assim, preocupados com novas tempestades, moradores da região estão cobrindo seus veículos com plástico e papel filme. Alguns têm, inclusive, amarrado os carros a postes na rua para evitar que estes sejam levados em meio às inundações.

No entanto, a medida mostra o desespero dos cidadãos e, infelizmente, não deve ser eficaz em caso de chuvas como as que têm ocorrido no país. Na última sexta-feira, 32 carros foram arrastados pelas enchentes.

O que fazer para prevenir?

Em situações de possíveis alagamentos, o ideal é procurar estacionar em regiões mais altas para evitar que o veículo fique submerso. Caso não seja possível evitar que a água atinja o interior ou o motor do automóvel, alguns cuidados devem ser tomados.

Para recuperar o carro após uma enchente, o ideal é rebocá-lo até uma oficina especializada. O motorista não deve, em hipótese alguma, dar partida no carro após o contato com a água. Com os cilindros e componentes elétricos molhados, a partida no motor pode causar oxidação nas bobinas e até nos fios, podendo levar o veículo a perda total.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.