O Citroën C3 Aircross , fabricado em Porto Real, RJ, obteve nota zero em segurança no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe ( Latin NCAP ).
Os testes do Latin NCAP incluíram impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral, chicotada cervical, proteção para pedestres e controle eletrônico de estabilidade. O impacto lateral contra um poste não foi realizado devido à ausência de proteção lateral para a cabeça.
O SUV obteve apenas um terço dos parâmetros de segurança na proteção para adultos. Na segurança para crianças, o modelo alcançou pouco mais de 10%. Essa avaliação resulta de várias deficiências identificadas nos testes realizados.
No impacto frontal, a proteção para o peito do passageiro foi considerada fraca. Para o motorista, a proteção foi avaliada como razoável. No teste de impacto lateral, a estrutura do veículo colapsou, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes.
Proteção infantil e segurança passiva
A proteção dinâmica para crianças não recebeu pontos devido à sinalização inadequada das ancoragens Isofix. O Latin NCAP destacou que a Stellantis não informou planos para atualizar essa sinalização deficiente.
Os sistemas de retenção infantil testados falharam na instalação. Além disso, não é possível desativar o airbag do banco do passageiro dianteiro ao usar um sistema de retenção infantil voltado para trás.
Na prova de chicotada, foi detectada proteção deficiente para o pescoço dos adultos. A proteção para pedestres foi considerada baixa. O controle de estabilidade cumpre os requisitos, mas o alerta de cinto de segurança não está de acordo com os parâmetros do Latin NCAP.
O Citroën C3 Aircross finalizou os testes com 33% de segurança para adultos, 11,4% para segurança infantil, 49,6% para pedestres e 35% nos sistemas de assistência à condução. Mesmo com airbags laterais, a classificação permaneceria em zero estrela.
Posicionamento da Stellantis
A Stellantis, fabricante do Citroën C3 Aircross, declarou que seus modelos atendem todas as regulamentações vigentes. A empresa reforçou seu compromisso com a segurança veicular, afirmando que a segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento.
A plataforma CMP utilizada no Aircross permite uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo. Contudo, o Latin NCAP afirmou que, mesmo com a adição de airbags laterais, a nota final do SUV não seria muito alterada.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.