Volkswagen vai atualizar câmbio automático nos modelos Polo, Nivus, Virtus e T-Cross

A nova transmissão automática da Volkswagen, desenvolvida pela Aisin, suporta até 300 Nm de torque (36,6 kgfm)

Volkswagen Polo 2020
Foto: Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Polo 2020


A Volkswagen  anunciou que vai adotar um novo câmbio automático de oito marchas, chamado AQ300, em modelos equipados com motores mais potentes. A mudança deve acontecer a partir de 2026, substituindo a transmissão AQ250, usada atualmente em veículos como Virtus Exclusive, Taos, Polo GTS, T-Cross Highline e no futuro Nivus GTS.

Nova transmissão automática da Volkswagen será mais robusta

A nova transmissão automática da Volkswagen, desenvolvida pela Aisin, suporta até 300 Nm de torque (36,6 kgfm). Isso a torna ideal para motores como o 1.4 TSI e o 1.5 TSI Evo2, versões mais avançadas e eficientes. Esses motores são encontrados em modelos híbridos e com maior desempenho, reforçando o foco da Volkswagen em tecnologia de ponta.

Enquanto isso, os veículos equipados com motores menores, como o 1.0 TSI (170 TSI e 200 TSI), continuarão com o câmbio automático de seis marchas, que já atende bem à sua faixa de torque. Um exemplo é o futuro SUV Tera, que usará a mesma transmissão do Polo atual.

Com essa atualização, a Volkswagen prepara seus veículos para atender às demandas de motores mais modernos e eficientes, mantendo o câmbio atual em modelos com motores menores. Essa estratégia reforça o compromisso da marca com desempenho e tecnologia.