Posso cancelar sem problemas? 5 mitos sobre o Uber que não fazem sentido

Seja como passageiro ou motorista, é importante conhecer as regras e usar o app com responsabilidade

Transporte por aplicativo
Foto: Reprodução/freepik
Transporte por aplicativo


Histórias falsas sobre o  Uber circulam o tempo todo. Algumas chegam a ser assustadoras, mas poucas têm base na realidade. Por isso, é importante esclarecer essas dúvidas e desmentir essas lendas urbanas que confundem motoristas e passageiros.

Aqui estão cinco mitos sobre o Uber que não têm fundamento. Confira:

Corridas são perigosas por conta de motoristas com antecedentes criminais

É comum ouvir que motoristas de apps podem ser perigosos porque já tiveram problemas com a Justiça. No entanto, a lei brasileira não permite que pessoas com antecedentes criminais sejam motoristas em aplicativos como o Uber.

A Lei Nº 13.640 exige a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais. Ou seja, motoristas com pendências na Justiça não são aprovados para dirigir.

A corrida fica mais cara se a bateria do celular está acabando

Uma teoria muito famosa na internet afirma que o preço do Uber sobe quando a bateria do celular está baixa. Mas isso é mentira!

Um teste feito com dois celulares – um com bateria quase cheia e outro quase zerada – mostrou que os preços das corridas eram os mesmos. O que realmente pode influenciar o preço é o horário, o trânsito e a demanda, não o nível de bateria.

Qualquer CNH serve para ser motorista de app

Engano! Para dirigir pelo Uber, é preciso ter a anotação "EAR" (Exerce Atividade Remunerada) na sua CNH. Sem essa observação, o motorista está sujeito a multas, perda de pontos na carteira e até remoção do veículo.

Cancelar corridas não tem consequência

Muitos acham que podem cancelar corridas no Uber sem problema nenhum. Mas cancelamentos frequentes, tanto por passageiros quanto motoristas, podem levar ao banimento da conta. A plataforma monitora esses casos e pode bloquear usuários que abusam desse recurso.

Fazer corridas por fora do app é mais vantajoso

Parece uma boa ideia, mas não é. Quando o passageiro faz uma corrida fora do app, ele perde a segurança e o suporte da plataforma. Em caso de acidentes ou problemas, não há garantias. Além disso, essa prática é ilegal e pode resultar em multas pesadas.