Demanda por carros elétricos faz consumo de gasolina cair na China

Essa queda também pode impactar a demanda por petróleo, já que a China responde por quase 20% do consumo global

Lexus LF-ZC
Foto: Divulgação
Lexus LF-ZC


O aumento no número de carros elétricos  e híbridos na China está mudando o cenário do consumo de combustível no país. Hoje, mais da metade dos carros vendidos por lá são eletrificados, o que pode levar a uma redução anual de até 5% no uso de gasolina . Essa queda também pode impactar a demanda por petróleo, já que a China responde por quase 20% do consumo global.

Crescimento dos carros elétricos e seus impactos

Nos últimos três anos, as vendas de carros eletrificados na China triplicaram e já são quase oito vezes maiores do que em 2020. Isso está afetando diretamente o mercado de combustíveis.

Atualmente, um quarto do consumo de petróleo da China está ligado aos carros. Porém, especialistas projetam que a demanda de gasolina no país pode diminuir de 4% a 5% ao ano até o final da década. Anders Hove, pesquisador do Oxford Institute for Energy Studies, acredita que essa tendência continuará à medida que as vendas de veículos elétricos crescem. Hoje, um em cada 10 carros na China é elétrico, mas a previsão é de que essa proporção dobre até 2027 e chegue a 100% até 2040.

Com isso, o consumo de petróleo, que hoje é de 3,5 milhões de barris por dia, pode cair para apenas 1 milhão até 2040.

Apesar do avanço na China , outros países ainda mantêm uma alta dependência de combustíveis fósseis . Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 10% da frota de veículos é elétrica. Além disso, a frota de carros híbridos na China ainda segue utilizando gasolina.