Novos radares vão monitorar motoristas no interior e litoral de SP

Além de reduzir acidentes, o aumento da fiscalização deve contribuir para maior arrecadação

Radar
Foto: Divulgação
Radar


Praia Grande, São Sebastião e Piracicaba receberam mais de 30 novos radares  para monitorar infrações e ajudar na segurança do trânsito. Além de reduzir acidentes, o aumento da fiscalização deve contribuir para maior arrecadação.

No Estado de São Paulo, o DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem) planeja instalar 649 novos radares em 150 estradas nos próximos cinco anos. Em São Sebastião, por exemplo, sete aparelhos foram instalados na SP-055 Dr. Manoel Hyppólito Rego, distribuídos entre os kms 114,26 e 171,5. Já em Praia Grande, quatro novos pontos de monitoramento estão em operação, sendo três na SPA291/055 e um na SP-055 Padre Manoel da Nóbrega.

Piracicaba ganha maior número de novos radares

Piracicaba é a cidade com o maior número de novos radares entre as citadas. A partir de 17 de dezembro, 22 aparelhos começaram a funcionar definitivamente. Durante o período de testes, os motoristas infratores recebiam apenas advertências.

Os equipamentos estão divididos em três categorias:

  • Nove radares verificam apenas a velocidade.
  • Seis híbridos monitoram velocidade, avanço de sinal e parada sobre faixas de pedestres.
  • Sete são específicos para fiscalizar caminhões com mais de três eixos.

Além disso, a cidade substituiu 28 aparelhos antigos e adicionou os novos em vias como as avenidas Independência, Armando de Salles Oliveira e Brasília, além de outros pontos importantes.