IPVA em MG: confira o calendário e como calcular o imposto de 2025

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) divulgou as informações sobre o imposto, que começará a ser cobrado em fevereiro

IPVA 2025
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
IPVA 2025


Os valores e o calendário do IPVA  em MG para 2025 já estão disponíveis. A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) divulgou as informações sobre o imposto, que começará a ser cobrado em fevereiro, diferente do ano passado, quando os pagamentos iniciavam em janeiro.

Quem optar pelo pagamento em cota única terá 3% de desconto. Os vencimentos para essa modalidade ocorrerão entre os dias 3 e 7 de fevereiro, conforme o final da placa do veículo. Para quem preferir parcelar, o valor pode ser dividido em três vezes, sem direito a descontos.

Calendário do IPVA em MG para 2025

Os vencimentos variam de acordo com o final da placa do veículo. As datas são:

  • Placas terminadas em 1 e 2: vencimento em 3 de fevereiro (1ª parcela), 6 de março (2ª parcela) e 7 de abril (3ª parcela).
  • Placas terminadas em 3 e 4: vencimento em 4 de fevereiro (1ª parcela), 7 de março (2ª parcela) e 8 de abril (3ª parcela).
  • Placas terminadas em 5 e 6: vencimento em 5 de fevereiro (1ª parcela), 10 de março (2ª parcela) e 9 de abril (3ª parcela).
  • Placas terminadas em 7 e 8: vencimento em 6 de fevereiro (1ª parcela), 11 de março (2ª parcela) e 10 de abril (3ª parcela).
  • Placas terminadas em 9 e 0: vencimento em 7 de fevereiro (1ª parcela), 12 de março (2ª parcela) e 11 de abril (3ª parcela).

Os proprietários que mantiveram o pagamento do IPVA em dia nos últimos dois anos podem receber um desconto adicional de 3%, oferecido pelo programa "Bom Pagador". Com isso, quem optar pela cota única e atender a esse requisito pode conseguir uma redução total de quase 6% no valor do imposto.

Como calcular e pagar o IPVA em MG?

O valor do IPVA em MG depende do tipo de veículo e da alíquota correspondente. Para carros de passeio, a alíquota é de 4% sobre o valor de mercado. Já para motos, o percentual é de 2%, enquanto ônibus, caminhões e veículos de locadoras têm uma alíquota reduzida de 1%. Veículos fabricados até 1995 são isentos do imposto.

Para consultar o valor exato do imposto, basta acessar o site da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais (www.fazenda.mg.gov.br) e informar o número do Renavam do veículo. No site, selecione a opção " IPVA " no menu "Tributos".