A BYD anunciou na terça-feira (7) a operação do terceiro navio de transporte de veículos , o BYD Hafei, que já partiu em direção a Xangai, na China. Com capacidade para levar até 7.000 carros, a embarcação faz parte do plano da empresa de operar uma frota de oito navios até 2026. A estratégia reflete o interesse da marca em dominar várias etapas da cadeia de negócios, desde a produção até a distribuição.
BYD investe em frota marítima para crescer no mercado global
O primeiro navio da BYD, o Explorer No.1, foi lançado em 2024. No final do mesmo ano, a marca apresentou o BYD Changzhou, que transportou 5.000 veículos elétricos rumo à Europa. Agora, com o BYD Hafei, a empresa reforça sua frota de embarcações do tipo Ro-ro (Roll on-Roll off), projetadas para facilitar o embarque e desembarque dos veículos por rampas embutidas.
No ano passado, a BYD exportou 417.204 veículos elétricos, um aumento de 71,9% em relação a 2023. A marca também alcançou a venda global de 4,25 milhões de carros em 2024, sendo 10% dessas vendas destinadas ao mercado externo. Esse crescimento reforça a importância dos navios cargueiros para expandir a presença da BYD em outros países.
No final, a operação do terceiro navio cargueiro mostra como a BYD está fortalecendo sua logística global.