A limusine presidencial dos Estados Unidos , conhecida como A Besta , é um dos veículos mais seguros do mundo. Desenvolvida especialmente para proteger o presidente, ela está equipada com uma série de recursos que garantem segurança máxima em qualquer situação.
Como é A Besta
O carro, fabricado pela Cadillac , pesa 9 toneladas e custa cerca de US$ 1,5 milhão (aproximadamente R$ 9 milhões). As portas têm 20 centímetros de espessura e são tão resistentes quanto as de um avião Boeing 757. Além disso, todo o veículo é blindado, protegido contra ataques com mísseis, explosões e até armas químicas.
Entre as tecnologias de segurança, estão a espuma antiexplosão no chassi e no tanque de combustível, lançadores de gás lacrimogêneo, câmeras de visão noturna e maçanetas eletrificadas para evitar invasões. A limusine também possui tanques de oxigênio, frigobar com bolsas de sangue do presidente e acesso à internet global.
Somente a janela do motorista pode ser aberta, e mesmo assim, apenas 10 centímetros, garantindo comunicação sem comprometer a segurança. Em emergências, o presidente pode até lançar armas nucleares, pois o carro é equipado com sistemas de comunicação para esse tipo de operação.
Além disso, A Besta conta com 12 exemplares idênticos, dois dos quais sempre acompanham o presidente em viagens, transportados por aviões militares. Um deles funciona como veículo de segurança extra para confundir possíveis atentados.
O Cadillac One, como também é chamado, é parte de um comboio de até 45 veículos, incluindo carros de apoio como o Chevrolet Suburban blindado e uma equipe de segurança dedicada.