
A maior parte dos brasileiros optou pelo pagamento à vista do IPVA 2025, segundo levantamento realizado pela Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil. A pesquisa revelou que 58% dos entrevistados preferiram quitar o imposto de forma integral, enquanto 30% escolheram o parcelamento. Outros 9% ainda não realizaram o pagamento e 3% estão isentos.
Desconto impulsiona pagamento à vista do IPVA
O principal motivo para a escolha do pagamento à vista do IPVA 2025 foi o desconto oferecido, mencionado por 71% dos participantes. Outros fatores apontados foram evitar preocupações (19%) e preferência pessoal (10%). De acordo com Natalia Spigai, CMO da Webmotors, muitos brasileiros se planejam durante o ano inteiro ou destinam parte do 13º salário para quitar o imposto à vista e garantir esse benefício.
Para os que optaram pelo parcelamento, a organização financeira foi o motivo principal (43%), seguida pelo alto valor do imposto (32%) e preferência por dividir os custos ao longo do ano (22%). Entre os que dividiram, a maioria escolheu parcelar entre 4 e 6 vezes (57%), enquanto 31% optaram por até 3 vezes, 6% escolheram mais de 12 vezes, 5% dividiram entre 7 e 12 vezes e 1% parcelou em duas vezes.
Como os brasileiros se organizam para pagar o IPVA
A pesquisa da Webmotors também identificou os hábitos dos brasileiros em relação ao pagamento do imposto. A maioria (58%) se planeja e paga com antecedência, enquanto 28% quitam o tributo no último dia do prazo. Outros 9% variam a estratégia de ano para ano, e 5% afirmaram que costumam atrasar o pagamento.
Metodologia da pesquisa
O levantamento da Webmotors sobre o pagamento do IPVA 2025 foi realizado entre 10 e 14 de fevereiro de 2025, com 1.739 participantes. A pesquisa quantitativa foi feita por meio de questionário online, com confiabilidade de 95% e margem de erro de 2,3%.
O pagamento do IPVA 2025 foi amplamente influenciado pelo desconto oferecido, levando a maioria dos brasileiros a optar pela quitação integral. Enquanto isso, aqueles que parcelam buscam equilibrar as finanças ao longo do ano.