
A Polícia da Prefeitura de Mie, no Japão, apresentou nesta semana um Honda NSX adaptado para funções institucionais. O superesportivo desfilou no Circuito de Suzuka, palco de provas como o GP de Suzuka, da Fórmula 1 .
O veículo foi doado por Toshiya Kobayashi, empresário do setor imobiliário da cidade de Kusatsu.
Segundo ele, a iniciativa teve como objetivo contribuir para o desfile de viaturas programado como atração paralela à corrida do Super GT . "Isso é legal!", afirmou o doador, que relatou ter revivido o entusiasmo da infância ao participar da ação.

O custo total do carro, incluindo adaptações, atingiu ¥ 25.000.000, valor equivalente a aproximadamente R$ 1 milhão na cotação atual.
Durante a apresentação, que contou com a presença de autoridades japonesas, o Honda NSX alcançou pouco mais de 100 km/h. Toshiya Kobayashi comentou de forma descontraída sobre a performance dos policiais: "Acho que eles estavam sendo um pouco reservados quanto à velocidade."
O modelo utilizado preserva as linhas e especificações da versão civil, mas recebeu equipamentos adequados para operações policiais. Esta é a primeira vez que um NSX, na geração mais recente, integra uma frota institucional no Japão.
Além de intervenções em perseguições de alta velocidade, o veículo apoiará campanhas públicas e eventos de conscientização promovidos pelos órgãos locais. Entretanto, não há previsão para o início de operações regulares nas ruas.
Superesportivo alia performance e versatilidade
O Honda NSX apresenta soluções técnicas pouco usuais no universo dos supercarros. A combinação de motor a combustão com três propulsores elétricos resulta em aceleração de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, desempenho que contrasta com o funcionamento silencioso em regimes mais baixos.
Em comparação a rivais como Audi R8 e Porsche 911, o modelo japonês se diferencia por priorizar também a condução urbana e a praticidade no dia a dia.
No interior, o acabamento de couro e alumínio sinaliza a proposta de sofisticação, embora a central multimídia mantenha elementos visuais semelhantes aos dos modelos convencionais da marca.
A estrutura do NSX permite a alternância entre modos de condução que vão do extremo silêncio ao desempenho mais agressivo.