
A Guangzhou Automobile Group (GAC), montadora chinesa, anunciou oficialmente a entrada no mercado brasileiro com um investimento de R$ 7,35 bilhões ao longo dos próximos cinco anos.
A estratégia inclui a instalação de uma unidade de produção em Goiás e um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na região Nordeste , voltados à fabricação de veículos elétricos, híbridos e híbridos flex.
O anúncio ocorreu durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, nesta semana, após reunião com Wei Haigang, presidente da GAC International.

O Brasil foi definido como ponto estratégico para a atuação da marca na América Latina, onde a empresa mantém operação em 19 países, devido à dimensão do mercado interno e ao potencial de crescimento da indústria automotiva sustentável.
Durante o anúncio, Lula classificou o projeto como estratégico para o avanço industrial e tecnológico brasileiro. O Governo Federal estima que a iniciativa impulsionará a geração de empregos qualificados e consolidará o país como polo regional em mobilidade sustentável.
Modelos da GAC no mercado brasileiro
A primeira remessa de veículos chegou ao país em janeiro deste ano, com 200 unidades de modelos elétricos Aion V, GS4 e Aion Y.
Outros dois modelos — ES e Hyptec — serão apresentados no evento oficial de lançamento da marca, marcado para 23 de maio em São Paulo. O presidente Lula foi convidado para participar da cerimônia.
A empresa também sinalizou disposição em fornecer veículos elétricos para atender autoridades e delegações estrangeiras durante a COP30 , prevista para novembro em Belém do Pará.
Inovação e tecnologia
A GAC estabeleceu acordo de cooperação técnica com três instituições brasileiras: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O convênio prevê investimento inicial de R$ 120 milhões em pesquisa de sistemas automotivos de baixa emissão, motores híbrido-flex e tecnologias sustentáveis.
As parcerias incluem capacitação técnica, intercâmbio entre profissionais e estudantes de Brasil e China, além de programas de estágio.
A montadora também negocia acordo com o Inmetro para regulamentação de padrões de recarga elétrica e normas técnicas voltadas à mobilidade verde.