
Revendedores autorizados da Porsche receberam ordem para suspender imediatamente a venda de determinados modelos usados do Taycan no Reino Unido.
O comunicado oficial, enviado à rede de concessionárias nesta semana, atende a uma solicitação da Driver and Vehicle Standards Agency (DVSA), órgão responsável pela gestão de recalls no país.
Fontes do setor automotivo confirmaram à Car Dealer que a determinação exige a retirada dos modelos elétricos Taycan de circulação nas vitrines das lojas até segunda ordem.
"Infelizmente, a Porsche e a DVSA não estabeleceram um prazo definitivo para a aprovação dos Taycans, então, no momento, teremos que remover todos os Taycans da venda no futuro próximo", afirmou um revendedor da marca ao Car Dealer. "A matriz da Porsche enviou um boletim dizendo que precisamos retirá-los da venda e não entregá-los até novo aviso."
Mesmo após o comunicado, o site oficial de seminovos da Porsche mantinha alguns modelos à venda na manhã desta segunda-feira (2). As informações indicam que o boletim foi distribuído às concessionárias no dia anterior.
Em nota divulgada após a repercussão da reportagem da emissora inglesa, a Porsche GB declarou:
"O software aprimorado de monitoramento da bateria deverá estar disponível para os modelos Taycan de primeira geração no final de junho. Com sua chegada iminente, aconselhamos nossos parceiros de varejo a não vender um lote pequeno e específico de modelos Taycan de primeira geração até que a atualização do software esteja disponível."
Software deve corrigir risco nas baterias
O problema atinge uma parcela dos veículos comercializados na rede oficial da marca. Não há informações sobre a quantidade de unidades afetadas fora do ambiente autorizado.

A falha está diretamente relacionada ao recall “ARB6”, lançado em novembro de 2024 pela Driver and Vehicle Standards Agency (DVSA).
Segundo o órgão, "um curto-circuito nos módulos da bateria durante a vida útil do veículo não pode ser descartado em certas circunstâncias, o que pode levar a eventos térmicos e, posteriormente, a um incêndio no veículo".
A atualização de software, programada para o final do próximo mês, permitirá o monitoramento ativo das células, além de emitir alertas em caso de risco iminente.
Um porta-voz da DVSA reforçou a gravidade da situação: "Isso envolve preocupações relacionadas ao sistema de propulsão elétrica do veículo."
Série de recalls expõe fragilidades do Taycan
Porsche GB e DVSA já emitiram 12 recalls distintos para o Taycan, abrangendo desde falhas nas mangueiras de freio até problemas estruturais em soldagens, componentes de suspensão e, principalmente, substituição de blocos da bateria de alta tensão.
Nos Estados Unidos, a Porsche realizou, em abril, o recall de 9.735 unidades do Taycan por falhas nos airbags, que "podem não disparar em caso de colisão", segundo o portal MotorSafety.org.
Ainda de acordo com o mesmo site, em outubro de 2024, a fabricante convocou 27.527 unidades do modelo, produzidas entre 2020 e 2024, devido ao risco de incêndio nas baterias.