
A Stellantis e Amazon encerraram uma parceria tecnológica iniciada em janeiro de 2022 após três anos de colaboração. O acordo multianual focava no desenvolvimento de software de cabine para integração nos veículos da montadora multinacional.
O principal produto da colaboração era o SmartCockpit, plataforma definida por software destinada a integrar com a vida digital dos clientes. A tecnologia deveria ser implementada nos veículos globais da Stellantis até 2024, prazo que não foi cumprido.
A Stellantis controla marcas americanas como Chrysler, Dodge, Jeep e Ram, além de europeias como Fiat, Alfa Romeo e Maserati. Todas essas marcas seriam beneficiadas pela tecnologia desenvolvida em parceria com a gigante de tecnologia.
Em declaração conjunta, as empresas confirmaram o encerramento sem especificar motivos exatos da decisão. Stellantis e Amazon afirmaram que continuam trabalhando juntas em outras iniciativas, mantendo relacionamento comercial em diferentes frentes.
As companhias justificaram a separação como estratégia para permitir foco em soluções que fornecem valor aos clientes compartilhados. A decisão também visa melhor alinhamento com as estratégias em evolução de ambas as organizações.
Plataforma prometia experiência personalizada nos veículos
O STLA SmartCockpit platform utilizaria produtos Amazon personalizados para a Stellantis, integrando ecossistema Echo e Alexa. A interface prometia experiência similar a smartphone, adaptada para veículos específicos e seus proprietários.
A tecnologia incluiria aplicações de inteligência artificial para entretenimento, assistência por voz Alexa, navegação e manutenção veicular. Serviços de e-commerce e pagamentos também fariam parte do pacote de funcionalidades oferecidas aos usuários.
Exemplos específicos incluíam planejador de viagens familiares para Chrysler Pacifica com recomendações de mídia e restaurantes. Veículos Jeep receberiam coach digital off-road para calibração e otimização de performance em terrenos difíceis.
Carlos Tavares, então CEO da Stellantis, considerava a parceria parte integral do roteiro de construção de capacidades. O executivo via a colaboração como forma de transformar veículos em espaços de vida personalizados.
Tavares pretendia que a tecnologia tornasse os veículos Stellantis o lugar mais desejado para estar, mesmo quando não dirigindo. A visão incluía uso de inteligência artificial e soluções em nuvem para aprimorar experiência do cliente.
Mudança de liderança
O cancelamento ocorre durante período de transição na liderança da Stellantis após saída de Carlos Tavares. Antonio Filosa assumiu como novo CEO em junho, conduzindo a empresa em nova fase estratégica.
A parceria buscava competir com rivais como Tesla, Rivian e BYD no segmento de veículos definidos por software. O mercado enfrenta disputa acirrada pelo controle tecnológico dos sistemas de dashboard automotivos.
Google Built-in e Apple CarPlay Ultra representam outras opções tecnológicas disputando dominância nas telas dos painéis. A Amazon seria uma alternativa diferenciada nesse cenário competitivo de soluções automotivas integradas.