
Duas novas leis aprovadas nos estados de Washington e Virgínia tornam obrigatória a instalação de sistemas que impedem veículos de ultrapassar os limites de velocidade, medida voltada a motoristas reincidentes por direção perigosa.
O recurso, baseado em tecnologia de assistência inteligente (ISA, na sigla em inglês), representa uma mudança significativa nas políticas de segurança viária dos Estados Unidos, que enfrentam aumento expressivo de acidentes fatais relacionados ao excesso de velocidade.
Como funcionam as leis?
A legislação assinada em maio pelo governador de Washington, Bob Ferguson, determina que condutores com carteira suspensa por infrações graves só poderão voltar a dirigir mediante a instalação do dispositivo.
O sistema impede, de forma automática, que o veículo ultrapasse os limites legais de velocidade. A norma entra em vigor em janeiro de 2029.
"Este projeto foi inspirado por um acidente que matou quatro pessoas, entre elas três crianças, após o veículo em que estavam ser atingido por outro que trafegava a 112 milhas por hora", declarou Ferguson ao sancionar a lei.
Entre 2019 e 2023, o número de mortes em acidentes envolvendo excesso de velocidade cresceu quase 40% no estado, segundo dados da Comissão de Segurança no Trânsito de Washington.
A proposta segue caminho semelhante ao da Virgínia, onde uma lei aprovada em abril autoriza juízes a exigir a instalação de dispositivos ISA em casos de motoristas flagrados a mais de 100 milhas por hora, pouco mais de 160 km/h.
A tecnologia funciona como alternativa à suspensão da habilitação e será regulamentada pela Comissão de Ação para a Segurança no Trânsito com Álcool da Virgínia. A medida entra em vigor em julho de 2026.
Ideia em circulação
Washington, D.C., foi a primeira jurisdição a aprovar uma norma do tipo. Em 2024, o Conselho da cidade aprovou por unanimidade o programa STEER (Strengthening Traffic Enforcement, Education, and Responsibility), que permite a instalação de limitadores em veículos de motoristas condenados por direção agravada ou reincidente.
Outras regiões norte-americanas também testam o uso do sistema. Em Nova York, um projeto-piloto que equipou 500 veículos da frota pública com tecnologia ISA resultou em uma redução de 82% nas infrações em vias de alta velocidade e de 64% nos casos gerais de excesso de velocidade.
Com base nesses dados, a cidade decidiu expandir o programa para mais de 2.100 veículos.
Propostas semelhantes foram arquivadas temporariamente em Arizona, Geórgia e Maryland. Ainda assim, defensores da tecnologia demonstram otimismo.