Renault zero quebra 5 vezes em 1 ano e cliente vai ser indenizado

Veículo foi comprado em 2019 por consultor financeiro e apresentou diferentes problemas desde os primeiros meses

Renault Kwid
Foto: Divulgação
Renault Kwid

Um carro zero quilômetro, comprado por um consumidor para trabalhar, passou mais tempo na oficina do que nas ruas.

A Justiça mineira condenou a Renault Brasil S.A. e uma concessionária de Uberlândia a pagarem R$12 mil a um cliente que enfrentou uma sequência de defeitos em um Kwid recém-adquirido.

Em menos de um ano, o veículo precisou ser levado cinco vezes à concessionária. Com o trabalho prejudicado, o dono teve que alugar outro carro para cumprir seus compromissos profissionais.

Novo de fábrica, velho de problemas

O cliente comprou o carro em agosto de 2019, contando com a confiabilidade de um modelo zero quilômetro para atuar como consultor financeiro.

Mas não demorou para os problemas surgirem: folga no volante, barulhos na caixa de marcha e idas e vindas à concessionária marcaram o início da experiência com o veículo.

Em duas ocasiões, a situação se tornou insustentável. Sem carro disponível, o consumidor precisou alugar outro para não perder compromissos. Ele acionou a Justiça, cobrando reparações.

Defesa não convenceu

A Renault alegou que os defeitos foram corrigidos e que o carro estava em pleno funcionamento. 

"Todos os reparos necessários foram realizados dentro da garantia e do prazo legal de 30 dias."  , diz a empresa em nota ao Portal iG Carros. 

O argumento, porém, não convenceu o juiz da 1ª Instância, que rejeitou o pedido de rescisão contratual, mas reconheceu o prejuízo financeiro e emocional causado pela instabilidade do veículo.

A empresa recorreu, mas a 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve a sentença.

O relator do processo, juiz convocado Clayton Rosa de Resende, destacou que a compra de um carro novo carrega a expectativa de tranquilidade e não de problemas recorrentes.

Ele citou o laudo pericial, que confirmou múltiplas intervenções técnicas em um curto período.

Confira a nota completa enviada pela Renault ao Portal iG:

"A Renault tomou conhecimento e respeita a decisão judicial, e tem a dizer:

Todos os reparos necessários foram realizados dentro da garantia e do prazo legal de 30 dias, conforme estabelece o art. 18, §1º, do Código de Defesa do Consumidor;

O cliente foi integralmente amparado com veículo reserva, fornecido e custeado pela Renault, durante o período em que o automóvel esteve em manutenção;

O veículo foi devolvido ao consumidor em perfeitas condições de uso, conforme atestado em laudo pericial.

A Renault reafirma seu compromisso com a qualidade de seus produtos e com a satisfação de seus clientes."