VW Kombi automática criada no Brasil chegará como projeto inédito

Conversão mecânica é liderada por técnico com experiência internacional

Charles Silva Rodrigues realiza inspeção técnica em suspensão e freios
Foto: Divulgação/Gracha original
Charles Silva Rodrigues realiza inspeção técnica em suspensão e freios

Uma oficina brasileira especializada em veículos clássicos prepara o lançamento da primeira Kombi nacional equipada com câmbio automático, em um projeto descrito como inédito no mundo.

A adaptação é conduzida por Charles Silva Rodrigues, técnico mestre certificado pela Volkswagen Alemanha e fundador da Gracha Original.

A iniciativa é mais um passo na consolidação da Gracha como referência global em soluções mecânicas e restaurações técnicas para modelos como a Volkswagen Kombi.

Com experiência internacional e metodologia própria, Charles combina respeito à engenharia original e inovação de alto nível técnico.

O projeto

Charles Silva Rodrigues, técnico mestre certificado pela Volkswagen Alemanha e fundador da Gracha Original
Foto: Divulgação/Gracha original
Charles Silva Rodrigues, técnico mestre certificado pela Volkswagen Alemanha e fundador da Gracha Original

A Gracha Original, sediada em Curitiba, desenvolve atualmente a primeira Kombi brasileira com câmbio automático funcional e seguro.

A adaptação, idealizada após a atuação do fundador nos Estados Unidos, se baseia em técnicas testadas com sucesso no exterior.

“Essa tecnologia pode ser aplicada em qualquer modelo da Kombi, inclusive a 1.4 flex, última versão fabricada no Brasil e exportada para diversos países”, explicou Charles em entrevista ao  Portal iG Carros.

A proposta é oferecer conforto e confiabilidade sem abrir mão da originalidade do veículo.

Segundo Charles, o projeto tem despertado o interesse de colecionadores e entusiastas de países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, onde as Kombis brasileiras seguem valorizadas.

O funcionamento

Foto: Divulgação/Gracha original
Volkswagen Kombi 1.4 flex em processo de adaptação para câmbio automático na oficina Gracha Original, em Curitiba

O trabalho é guiado por uma metodologia própria, elaborada por Charles ao longo de 14 anos de experiência.

Antes de qualquer intervenção, cada veículo passa por uma avaliação técnica detalhada dos sistemas de freios, suspensão, direção e estabilidade.

“A segurança vem antes da performance. Um carro só está pronto para ganhar potência depois de passar por toda a parte estrutural”, afirmou.

A lógica é aplicar os conceitos da engenharia veicular moderna em modelos com mais de 40 anos de fabricação, sempre respeitando a arquitetura original.

A transformação inclui ainda soluções de arrefecimento, freios a disco e ajustes de estabilidade voltados à dirigibilidade em longas viagens.

A oficina atende clientes do Brasil e do exterior, e já enviou componentes para diversos países.

“Hoje, muitos projetos nascem com base nas dificuldades que enfrentamos aqui. Criamos soluções para situações que nem sempre contam com peças originais disponíveis. É um trabalho de engenharia reversa com muito critério”, disse ao iG.

Experiência internacional

Charles já prestou consultoria técnica no Reino Unido, desenvolveu projetos em San Francisco, atendeu veículos clássicos no Havaí e recebeu uma Vanagon 1985 dirigida da Alemanha até o Brasil.

Um dos casos mais emblemáticos é o da Kombi do canal “Vibe de Dois”, que percorreu mais de 50 mil quilômetros até o Alasca com preparação técnica feita no Brasil.

Além de expandir a linha de peças próprias — com foco também em veículos mais modernos —, Charles pretende compartilhar sua experiência por meio de cursos técnicos e conteúdos online.