
Uma suposta mula de testes do Volkswagen Nivus híbrido foi flagrada em Taubaté (SP). Um vídeo publicado pelo perfil Placa Verde, no Instagram, mostra o veículo camuflado, sinalizando que a montadora poderia estar avaliando mudanças no modelo, incluindo o possível uso de motorização híbrida.
O iG Carros entrou em contato com Volkswagen e aguarda o posicionamento da marca sobre o flagrante publicado nas redes sociais, que segue repercutindo entre os amantes de carros.
O protótipo flagrado aparenta ter as suas dimensões ligeiramente maiores do que a versão atualmente comercializada no Brasil. Apesar de estarem cobertas por camuflagem, as linhas da carroceria e as alterações no capô são detalhes visuais que despertaram atenção entre os internautas nas redes sociais.
Além disso, o registro da mula, que é a carroceria de um veículo sendo utilizada para testes mecânicos de outro, circulando pela cidade paulista reforça a possibilidade da Volkswagen estar avaliando as condições reais de estrada do veículo.
O uso de mulas é comum durante o desenvolvimento de novos modelos e de novas tecnologias automotivas, o que permite a realização de ajustes de motorização, suspensão e eletrônica, sobretudo antes de qualquer lançamento para o mercado.
Vale destacar que o protótipo não teve o seu sistema de propulsão confirmado. Os testes em andamento podem envolver componentes híbridos, o que a própria VK tem realizado em outros modelos globais.
Nivus

A versão atual do Volkswagen Nivus permanece disponível no mercado brasileiro como um SUV compacto do estilo coupé. O modelo é equipado com motor 1.0 TSI turbo de três cilindros, que entrega 116 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. É associado a um câmbio automático de seis marchas.
O Nivus conta com a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de conexão via Bluetooth e entrada USB. Em seu ambiente interno, o SUV suporta cinco passageiros, carrega ar-condicionado digital, bancos com ajustes manuais e porta-malas com capacidade de 415 litros.
Em termos de segurança, o modelo dispõe de airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistema de frenagem automática pós-colisão. Esses itens colocam o Nivus em linha com os concorrentes diretos, como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross.
O registro da suposta mula de testes do Nivus híbrido reforça a ideia de que a Volkswagen estaria realizando avaliações de novas tecnologias, mas não há confirmação de que essas mudanças resultem em uma versão de produção.