
A Lamborghini Gallardo, esportivo italiano produzido entre 2003 e 2013, voltou ao noticiário nesta semana após ser apreendida em blitz da Polícia Militar em São Paulo.
O carro era conduzido pelo ex-piloto de Fórmula 1 Tarso Marques, de 49 anos, que afirmou ao iG não saber das irregularidades . O veículo pode superar os 320 km/h e já custou até R$ 1,5 milhão no Brasil.
Com motor V10 e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, o Gallardo foi o Lamborghini mais vendido da história, com mais de 14.000 unidades em uma década.
O episódio de domingo (31) destacou não só o nome do ex-piloto, mas também um dos superesportivos mais icônicos do mundo.
A Justiça fixou fiança de 15 salários mínimos, enquanto a repercussão trouxe o modelo de volta ao centro das atenções.
História e legado do Gallardo
Lançado em 2003 no Salão de Genebra, o Gallardo marcou uma nova fase da Lamborghini, sendo o primeiro modelo desenvolvido sob o comando da Audi.
Seu design, assinado por Giorgetto Giugiaro, foi considerado um dos dez mais belos do mundo em 2005 pela revista Car Design News.

Ao longo de dez anos de produção, mais de 14.000 unidades foram fabricadas, tornando-se o carro mais bem-sucedido da marca até então.
Era também uma celebração do 40º aniversário da Lamborghini, estabelecendo uma nova era com motores V10, inexistentes desde o fim do Jalpa, em 1988.
O Gallardo abriu caminho para seu sucessor, o Huracán, lançado em 2014, mas permanece cultuado entre colecionadores e entusiastas.
Potência e desempenho
O modelo básico trazia motor 5.0 V10 de 500 cavalos de potência, tração integral e câmbio manual de seis marchas ou automatizado.
Em versões posteriores, como a LP560-4, o motor foi aprimorado para 560 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
A velocidade máxima podia chegar a 355 km/h, desempenho comparável a rivais como Ferrari F430 e Porsche 911 Turbo da mesma época.
A estrutura de alumínio e a distribuição de peso privilegiavam estabilidade, enquanto os freios Brembo garantiam frenagens seguras em altas velocidades.
Sistemas eletrônicos de controle de tração, estabilidade e ABS também estavam presentes para lidar com o potencial do carro.
Versões especiais e cultura pop
O Gallardo recebeu diversas edições exclusivas que ajudaram a consolidar sua fama:
- Superleggera (2007): 100 kg mais leve que o modelo padrão e com 10 cv extras, alcançando 530 cv.
- Valentino Balboni (2009): homenagem ao piloto de testes da marca, com tração apenas traseira e 550 cv. Foram produzidas apenas 250 unidades.
- LP570-4 Superleggera (2010): versão ainda mais potente, com 570 cv e peso reduzido.
Um detalhe curioso foi a entrega de Gallardos para a Polícia italiana, em 2004, equipados com rádio, câmeras e até compartimento para transporte de órgãos em emergências médicas.
O modelo não se limitou às ruas e pistas. O Gallardo também esteve presente em filmes e séries de televisão, mas ganhou projeção especial no mundo dos videogames.
Desde 2005, aparece em títulos de sucesso como Need for Speed, Gran Turismo e Forza Motorsport, reforçando sua imagem de supercarro acessível apenas a poucos privilegiados na vida real.
Essa presença constante ajudou a consolidar o Gallardo como um dos carros mais reconhecíveis da Lamborghini no século 21.
O caso Tarso Marques
A blitz que trouxe o Gallardo de volta às manchetes aconteceu na ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo, na zona oeste de São Paulo.
O carro estava sem placas e apresentou registro de apropriação indébita, segundo a Polícia Civil.
Em entrevista ao Portal iG, Tarso Marques relatou que o veículo pertence a um cliente de sua oficina de customização e que saiu apenas para abastecer.
“Eu andei 200 metros aqui da minha casa. Eu estava indo no posto ao lado”, disse.
Ele afirmou que desconhecia as pendências do veículo, que incluíam débitos de IPVA, multas e bloqueio judicial.
Na delegacia, foi estipulada fiança de 15 salários mínimos, mas o ex-piloto reforçou que sua responsabilidade era apenas conduzir o carro momentaneamente.
Nas redes sociais, Tarso disse que a demora no atendimento policial fez com que familiares acreditassem em um possível sequestro, já que ficou horas sem contato.
Ele também negou boatos de que estaria acompanhado no momento da abordagem.
Tarso Marques disputou 24 provas pela Minardi na Fórmula 1 entre 1996 e 2001, sem marcar pontos, mas ganhou notoriedade no automobilismo brasileiro com vitórias na Stock Car em 2006 e 2007.
Fora das pistas, apresentou o quadro “Lata Velha” no Caldeirão do Huck e atuou como comentarista do programa Auto Esporte.
Atualmente, administra uma empresa de personalização de carros, barcos e aviões, com clientes no Brasil e no exterior.