
A Audi do Brasil anunciou nesta segunda-feira (16) a nomeação de Sascha Sauer como novo CEO e presidente.
O executivo alemão, que estava à frente da operação na África do Sul, sucede Daniel Rojas e terá como missão liderar a marca no país em um ciclo de lançamentos e eletrificação.
A mudança ocorre em um momento de retração no segmento premium, que pressiona as vendas.
Segundo dados da Fenabrave, a Audi registrou queda de 400 unidades no acumulado no acumulado do primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.
O recuo reflete a desaceleração econômica e a cautela de consumidores de alto padrão, embora a marca projete recuperar espaço com novos produtos ainda este ano e em 2026.
Para Sauer, a transformação global da indústria é também uma oportunidade:
“A indústria automotiva global está passando por um período de grande transformação, em que os desafios são tão significativos quanto as oportunidades”, afirmou.
Cenário de mercado da Audi no Brasil
Apesar da queda, a marca aposta na renovação de portfólio para retomar crescimento ainda em 2025.
A expectativa é de que o novo Q5, previsto para o último trimestre deste ano, tenha papel estratégico para recuperar participação.
Além disso, a ofensiva elétrica, com modelos como o Q6 e-tron e o A6 e-tron, deve reforçar a presença da marca entre consumidores que buscam inovação tecnológica.
A combinação de preços elevados e menor disponibilidade de crédito pressiona o segmento, mas lançamentos podem reaquecer a disputa no mercado de luxo.
Planos da nova gestão
Com 28 anos de carreira no Grupo Audi, Sauer já atuou em países como Alemanha, Reino Unido, China e Hong Kong.
No Brasil, pretende acelerar processos de digitalização, ampliar a experiência do cliente e fortalecer a rede de concessionárias.
A gestão também deve intensificar a colaboração com a matriz, especialmente no avanço da eletrificação e na preparação para a estreia da Audi na Fórmula 1.
Em 2025, a marca alemã confirmou 13 novos veículos no mercado brasileiro, entre eles o novo A3 Sedan, o RS 3, além de elétricos como o SQ6 Sportback e-tron.
O portfólio será ampliado novamente em 2026, quando estão previstos novos modelos de alto desempenho.
A ofensiva de lançamentos busca reposicionar a marca no topo do segmento premium e sustentar o crescimento em meio à maior competição com rivais como BMW, Mercedes-Benz e Volvo.
A Audi comemorou 30 anos de presença no Brasil em 2024, com produção local em São José dos Pinhais (PR). Para Sauer, a próxima etapa é de consolidação:
“Nosso foco é alcançar um crescimento estratégico, acelerar os processos de digitalização e evoluir a forma como nos relacionamos com os clientes”, afirmou.