
A Volkswagen demitiu 548 funcionários ao redor do mundo por violações de regras da empresa. Além desses, outros 2.079 trabalhadores receberam advertências.
O motivo mais comum para sanções da empresa são as faltas injustificadas. Segundo o BILD, jornal alemão, somente a marca principal, a Volkswagen , já sofreu mais de 300 demissões somente nas unidades localizadas na Alemanha em 2025.
Mas isso é apenas o começo. A VW alertou seus funcionários que ausências repetidas sem justificativa podem levar à demissão imediata.
“Qualquer pessoa que não comparecer ao trabalho sem justificativa está violando sua obrigação de desempenho” , afirmou Volker Fucks, Chefe de Direito Trabalhista do Grupo VW.

O fato da empresa publicar estatísticas internas sobre advertências e demissões é uma consequência do ''escândalo do diesel' ', uma fraude em testes de emissões que veio a público em 2015, quando a própria marca foi flagrada utilizando um software ilegal para manipular os testes de seus veículos a diesel. A empresa está transmitindo a mensagem de que a má conduta não será tolerada.
Com mais de 560.000 funcionários ao redor do mundo, as advertências e demissões por violações de regulamentos afetaram apenas cerca de 0,5 % da força de trabalho da empresa.
A montadora automobilística registrou queda de 30% nos lucros no primeiro semestre de 2025. Só na Alemanha, berço da empresa, a VW planeja cortar um total de 35.000 empregos até 2030 .