
O Hyundai HB20 é um dos maiores sucessos do século XXI no Brasil, mesmo que por alguns anos não tenha ficado entre os mais vendidos. O carro ficou em destaque por conta da sua mecânica confiável e a economia de combustível em suas versões 1.0.
O modelo é fabricado em Piracicaba, no interior de São Paulo, desde o seu lançamento em 2012. Até aqui, em 2025, o HB20 já contou com três gerações acompanhando as mudanças de mercado.
Nesta reportagem, o Portal iG Carros te conta tudo sobre um dos modelos mais famosos da história automotiva do Brasil, um panorama completo da evolução, de sua primeira geração até os últimos modelos fabricados, analisando as transformações que o mantiveram relevante por pouco mais de uma década (de muito sucesso!)
Primeira geração | Sucesso meteórico
Lançado em setembro de 2012 e comercializado no mês seguinte, o HB20 foi a aposta da Hyundai para se tornar uma marca mais conhecida para os brasileiros. O modelo, até então, seria exclusivo para o nosso mercado e com cerca de 70% das peças produzidas aqui.

A versão de entrada do primeiro modelo custava R$ 31.900, sendo um custo-benefício excelente para aquela época. O modelo Comfort trazia veículo trazia motor 1.0 de três cilindros, ar-condicionado, direção hidráulica, trava elétrica e airbag do motorista.
Ainda no catálogo Comfort havia a motorização 1.6, tanto para o convencional, quanto para as versões Comfort Plus e Comfort Style. Também havia as versões Premium, todos 1.6. Mesmo comercializado no último trimestre do ano, o modelo conquistou expressivas 22.051 vendas em 2012.
No ano seguinte, o modelo entrou no auge e conquistou 122.320 unidades vendidas, alcançando em seu primeiro ano completo a 8ª colocação dos mais vendidos. Era um hatch moderno, de baixo custo, mas com cara de premium dentre os da mesma categoria. E isso tinha um motivo.
A Hyundai trouxe no HB20 o conceito Fluidic Sculpture, uma filosofia de design da marca para trazer formas mais fluídas e orgânicas, inspiradas em elementos naturais. Vale mencionar que em 2013 o modelo já ganhou dois derivados, o HB20X (crossover) e o HB20S (sedã).
Em 2014, o modelo ganhou uma versão comemorativa da Copa do Mundo, já que a marca coreana era patrocinadora oficial da competição que ocorreu no Brasil. Foram comercializadas, no total, 4.200 unidades. Como grande diferencial, além de adesivos da competição, o carro trazia uma TV digital, algo incomum até mesmo para os dias atuais. O gesto se repetiu na copa posterior.
Outra edição que chamou atenção foi a For You, limitada a 5 mil unidades. As mudanças estéticas foram mínimas, mas trazia equipamentos como banco traseiro rebatível e bipartido, retrovisor elétrico, indicadores de seta no retrovisor, rodas de liga leve 15 polegadas e bancos em couro.
Com tantas novidades, em 2014, o HB20 entrou pela primeira vez na lista dos cinco automóveis mais vendidos no Brasil com quase 120 mil unidades comercializadas.
Em 2016, o modelo contou com um importante acréscimo em sua linha até então ao receber a versão 1.0 turbo que entregava 105 cavalos, equipado com turbocompressor chamado de downsizing.
Com as mudanças, o modelo faturou o 2º lugar entre os automóveis mais vendios e o recorde até os dias atuais, 121.616 vendas. O HB20 só não conseguiu superar o hypado Chevrolet Onix, que foi seu concorrente direto por vários anos) pelos dois anos seguintes.
Segunda geração | Busca pelo topo
O ano de 2019 está longe de ter sido ruim, mas a perda de espaço para o Ford KA fez a Hyundai se atentar e buscar a renovação. Em setembro lançou a segunda geração, mas que causou o efeito contrário. Apesar de atualizações, não demonstrou muita mudança não.
O visual pareceu ter sofrido um downgrade, o maior alvo das críticas foi justamente a grade. O capô lembrava mais um baú do que qualquer outra coisa, e ainda aparentou uma perda significativa na porcentagem de vidros.
Um dos bons avanços foi a inserção do motor 1.0 turbo de injeção direta, que entregava 120cv e 17,5kgfm. O valor de entrada era de R$ 46.490, uma elevação em relação à geração anterior, mais ainda compatível com o mercado. Os equipamentos incluíram direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e ajuste de altura do banco do motorista.
Apesar o início bem contestado, a segunda geração tiveram mudanças ao longo dos anos e chegou ao topo dos automóveis mais vendidos em 2021. Pareceu demorado visto o sucesso do modelo, mas a coroação veio em um momento onde os SUVs ganhavam o mercado.
A liderança foi mantida no ano seguinte, embora em nenhum desses anos tenha superado as 100 mil unidades vendidas.
Depois dos dois anos de liderança, o HB20 passou por uma reestilização que deu um visual mais premium ao modelo com mudanças especialmente no design externo e interno.
O modelo ganhou quadro de instrumentos parcialmente digital, assim como o ar-condicionado em algumas versões, carregador de celular por indução e novos materiais de acabamento.
A versão de entrada encareceu e chegou aos R$ 76.690 com o pacote de segurança completo. O modelo pelo menos incluia airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa.
Funções semiautônomas como frenagem de emergência, assistente de ponto cego, sistema de permanência na faixa, assistente de tráfego traseiro e farol alto adaptativo integraram a versão de topo.
Modelo continua em alta
Atualmente, o Hyundai HB20 segue em produção e entre os mais vendidos do país com a mesma vastidão de versões. A mais premium delas foi a Platinum Safety.
O modelo mantem um design moderno, tecnologias avançadas, foco em segurança e sistemas de segurança ativa. As opções de motor incluem o 1.0 aspirado de 80 cv (etanol) e o 1.0 turbo de 120 cv (etanol) com injeção direta.