Primeira vez, surpresas e emoção marcam o Salão do Automóvel

Visitantes destacam nostalgia, descobertas e a força das novidades no retorno do maior evento automotivo do país

Público comenta sobre o Salão do Automóvel 2025
Foto: Fernando Naccari/Portal iG
Público comenta sobre o Salão do Automóvel 2025

O Salão do Automóvel 2025 voltou a reunir multidões e mostrou um comportamento comum entre os visitantes: cada um chega ao pavilhão com um motivo diferente, mas todos saem com a sensação de que o evento recuperou sua vocação original de surpreender. Da emoção dos fãs de superesportivos às descobertas de quem nunca tinha visitado uma feira automotiva, o público ajuda a explicar por que o salão voltou a ganhar força.


O reencontro de quem sentia falta do salão

Entre os visitantes mais empolgados está Wagner Neri, de São Paulo, frequentador assíduo do evento. Ele já tinha participado das duas últimas edições e voltou neste ano com a mesma animação de sempre. Para ele, o salão tem um significado emocional.

“Sou muito apaixonado por carro e estar aqui me emociona”, contou, ainda impressionado com o barulho dos motores nos estandes de superesportivos. Fã declarado de hipercarros, Wagner também acompanha Fórmula 1, coleciona revistas automotivas e não esconde a sensação de estar no “paraíso” ao circular pelos corredores.

Primeira visita, grandes descobertas

Se para alguns o Salão já virou tradição, para outros,  2025 foi o ano de conhecer o evento pela primeira vez. É o caso de Naeli Alves Carvalho e Cleiton Dias, que decidiram visitar o pavilhão após anos de vontade acumulada. A estreia veio acompanhada de surpresa.


O modelo que mais chamou a atenção dos dois foi o Boreal, projeto da Renault que atraiu grande movimento no estande da marca. “Era o carro que eu mais queria ver, e ele superou nossas expectativas”, comentou Cleiton, com entusiasmo. O casal visitou o evento por apenas um dia, mas saiu satisfeito com a experiência.

Um salão para aprender, explorar e se surpreender

O evento também serve como porta de entrada para quem está começando a se interessar mais pelo universo automotivo. Letícia, de 26 anos, e Elton, de 21, são prova disso. Ela, paulista que vive no Rio de Janeiro, afirmou que foi ao Salão justamente para aprender, e acabou se encantando pela nova linha da Renault. “Os carros estão lindos”, resumiu.

Elton, mais ligado ao tema, buscou conhecer marcas estreantes e novidades no Drive Experience, como Omoda, Geely, Leapmotor e Lecar. “É bem legal ver marcas brasileiras chegando também”, afirmou.

Os dois ainda se surpreenderam com uma ação que conquistou muitos visitantes e foi motivo de filas nestes primeiros dois dias de evento aberto ao público: o Fiat Pulse Abarth Stranger Things. Para Letícia, o modelo foi um dos destaques visuais do salão. “Muito bonito esteticamente e uma divulgação muito forte”, avaliou.

Serviço: Salão do Automóvel 2025

Data 

  • 22 a 30 de novembro de 2025

Local

  • Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo – SP

Transporte gratuito

  • Transfer saindo do metrô Portuguesa–Tietê até o pavilhão. Embarque na Rua Voluntários da Pátria, 498 – Santana. Funcionamento 1 hora antes da abertura e 1 hora após o encerramento do evento.

Horários do evento

  • Dias 24 a 28 – das 12h às 21h (entrada até 20h)
  • Dias 29 e 30 – das 10h às 21h (entrada até 20h)