
O Hyundai HB20 teve versões voltadas para o público que queria um compacto crossover, e com isso, gerou uma linha derivada chamada HB20X. O modelo foi apresentado pela primeira vez no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2012 como um modelo independente.
A carroceria mais aventureira do HB20 convencional começou a ser vendido no Brasil em janeiro de 2013, com o motor 1.6 16v 128/122 cv em todas as suas versões, que eram Style (com câmbio manual ou automático) e Premium (sempre automático).
Hoje é mais comum vermos versões crossovers de hatchs compactos, porém na época era algo bem incomum. A partir de outubro do mesmo ano, o modelo passou a contar com sistema multimídia como opcional na versão Premium.

As principais diferenças para o modelo original estavam nos para-choques dianteiros e traseiros redesenhados em material preto, vincos mais demarcados, grade frontal distinta, desenhos exclusivos dos fárois de neblina e faróis com máscara negra misturada a detalhes cromados. Além disso, o carro contava com difusores de ar desenhados para dar um aspecto mais off-road aos para-choques traseiros.
Já a que mais chama atenção é a suspensão elevada, com 511 milimetros mais alta que os demais modelos do HB20. Os pneus eram de uso misto e contavam com auxilíos tecnologicos, como frenagem de emergência automática e sensor de mudança de faixa.
O HB20X concorrida na oportunidade com o Citroen C3 Aircross, Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox.
Em outubro de 2015, o modelo passou por uma reestilização e foi o único da família HB20 que passou a ter assistência elétrica para a direção. Assim como as outras versões com motor 1.6, o câmbio ganhou seis marchas, seja na transmissão manual ou na automática.
Já em 2019, o HB20X mudou pela primeira vez de geração, acompanhando os seus irmãos da famílai HB20. Porém, como era de se esperar, era o único que só trazia versões com motor 1.6 16V.
Em 2021, o modelo teve quase 9 mil unidades, cerca de 10% do volume de vendas do HB20, o que já demonstrava que o esforço já não valia a pena.
Mesmo com poucos anos de segunda geração e boas soluções, o modelo vendia bem pouco e teve a produção encerrada em 2022, com preços abaixo de R$ 100 mil.
Com isso, restou na família somente os modelos HB20 e HB20S, a versão sedã. A justificativa da marca coreana era que queria forcar nas outras linhas citadas e também na Creta que crescia cada vez mais no mercado.
Vale lembrar que a queda dos números de vendas não atingiu somente o modelo da Hyundai, mas chegou na categoria de compactos crossovers em geral.
Legado
Mesmo que por pouco tempo, o HB20X marcou a história da Hyundai e da família HB20. Veio em uma época onde os compactos crossovers já estavam no auge e caiu junto aos demais da categoria.
O modelo, inclusive, foi o primeiro da família a ter motor 1.0 turbo, uma evolução. Além disso, com a sua gama avançada, também foi laboratório para alguns itens da Creta.