Pecado? Porsche 911 GTS é o primeiro 911 com motor híbrido da história

Mais rápido que GT3 e GT3 RS, modelo ganha facelift, dá adeus ao câmbio manual e à tradição histórica

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Porsche 911 Carrera GTS é mais rápido que sucessores mesmo dispensando uma turbina

O que muitos puristas temiam finalmente aconteceu. A Porsche lançou um 911 híbrido pela primeira vez em 61 anos de produção. O facelift da geração 992 estreia nova motorização como exclusividade para a versão GTS e deve se expandir para as demais versões ao longo dos anos.

A geração 992.2 estreia com visual atualizado em todas as versões do tradicional esportivo. Agora, o modelo ganhou novos faróis com detalhes mais alongados ao redor do projetor de LED e para-choques remodelados. Dependendo da versão, são dois elementos plásticos nas laterais do para-choque, ou aletas verticais no caso dos GTS , que dispensam também as câmeras do sistema de condução semi-autônoma.

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Porsche 911 Carrera cupê

Na traseira, os modelos ganharam um detalhe em L no para-choque, que dão uma sensação de largura ao modelo, o vidro traseiro e as entradas de ar do motor também foram alteradas, bem como as lanternas, que estão mais finas. No caso do Carrera GTS , o para-choque conta com design exclusivo, principalmente na parte das saídas de escape, que são redondas, ao contrário das ovais do Carrera comum.

É por trás do para-choque traseiro do 911 Carrera GTS que mora a principal novidade da geração 992.2. Especificamente os modelos  GTS  são equipados com o sistema T-Hybrid , o conjunto híbrido-leve da Porsche. O Boxer 3.0 de seis cilindros bi-turbo foi levemente modificado em todas as versões, mas no GTS, o deslocamento foi ampliado para 3.6 litros e uma turbina foi retirada.

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Um dos motores elétricos fica posicionado dentro da turbina do 911 GTS

O sistema T-Hybrid consiste em um turbocompressor com ajuste elétrico, que aumenta a velocidade de rotação das pás da turbina, o que aumenta a pressão do turbo e um motor elétrico na parte de exaustão do compressor, que funciona como gerador e produz até 15 cv de potência. Segundo a Porsche, esse sistema garante aceleração e resposta do acelerador mais rápida do que o motor bi-turbo.

Há ainda um motor elétrico integrado à transmissão de dupla embreagem e oito velocidades, a tradicional PDK . Segundo a Porsche , esse motor no câmbio entrega 15 kgfm de torque e 54 cv de potência. Para abastecer esses motores elétricos, o 911 GTS traz uma bateria de 1,9 kWh de energia (bruta) com tamanho e peso de uma bateria tradicional de 12 volts, que também está presente no modelo, vale lembrar.

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Sistema híbrido Porsche T-Hybrid

Segundo a Porsche , uma das vantagens deste sistema T-Hybrid é que o compressor do ar-condicionado funciona de forma elétrica, dispensando o uso de correia, o que faz o motor ser mais compacto e cria espaço para o conversor de energia.

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Porsche 911 Targa GTS traz inscrição T-Hybrid na base da porta

O sistema total entrega 541 cv de potência e 62,2 kgfm de torque. Para efeito de comparação, são números superiores ao GT3 RS da geração 992.1, que é oferecido com motor de aspiração natural, de 525 cv de potência e acelera de 0-100 em 3,2 segundos, enquanto GTS faz o mesmo trajeto em 3 segundos. Apesar de mais rápido, esse sistema acaba com a oferta de transmissão manual na linha GTS, restando somente o GT3  com opção de caixa de marcha mecânica.

Interior dá adeus à tradição

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Interior é quase o mesmo do modelo 992.1

Historicamente, os 911 saem de fábrica com o comando da chave posicionado no lado esquerdo. A lenda diz que isso poupava alguns segundos dos pilotos na hora de ligar o carro nas corridas. Pela primeira vez na história, o comando da chave foi substituído por um botão de partida, que se mantém do lado esquerdo, pelo menos.

Outra novidade é que o painel de instrumentos do 911 agora é 100% digital. Anteriormente, a tela era separada pelo conta-giros analógico. No 992.2, a tela conta com 12,6 polegadas e é um display curvado, que permite um alto nível de customização. 

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Botão de partida é inédito na linha 911

O desenho do console não foi modificado e manteve a tela central de 10,9 polegadas, mas, a fabricante diz que a multimídia agora oferece um nível maior de customização nos modos de condução e de assistência ao motorista, bem como em conectividade.

É possível integrar o sistema do carro com os da Apple e utilizar até mesmo a assistente de voz Siri e até assistir vídeos através da tela quando o carro estiver estacionado. Aplicativos de som como Apple Music e Spotify são nativos do sistema e podem funcionar sem um smartphone conectado.

Segundo a Porsche, o 911 992.2 já está disponível para pedidos nas versões Carrera cupê e Cabriolet (conversível), Carrera GTS e Targa.