Ford quer recuperar território entre os SUVs no Brasil

Marca trará da China um rival para o Jeep Compass, e ainda terá versão do EcoSport sem estepe na tampa

Foto: Divulgação
O Ford Territory 2019 vai chegar ao Brasil o mais rápido possível para poder entrar na briga com o Jeep Compass

Foco nos segmentos mais promissores do mercado é o novo mantra nos escritórios da Ford no ABC paulista. Depois de tirar de linha o Focus argentino, que vendia pouco nas versões hatch e sedã, a montadora vai centrar fogo nos três segmentos em que que se dá melhor no país: compactos, picape e principalmente SUVs, com o modelo Ford Territory 2019 como principal destaque. 

LEIA MAIS: Ford antecipa e mostra suas novidades no Salão do Automóvel 2018

Na verdade, o que a marca do oval azul quer é recuperar o território perdido. Por uma década, reinou quase sozinha com o pioneiríssimo EcoSport. Faltou aos executivos da época a percepção de que a onda SUV estava apenas começando. O Eco recebeu uma saraivada de concorrentes nos últimos anos. A Ford demorou a reagir e, pior, não ampliou a gama para cima, como fez a Jeep ao posicionar o Compass acima do Renegade. E apenas agora terá um SUV médio, o Ford Territory 2019

 O absurdo sucesso do Compass, que vende mais que os SUVs menores, é um convite aos concorrentes, pelo potencial da categoria. A Ford acaba de encontrar uma janela de oportunidade para invadir essa praia de forma competitiva. A solução atende pelo nome de Ford Territory e poderá ser conhecida em novembro no Salão do Automóvel.

Foto: Divulgação
Com desenho moderno, o Ford Territory 2019 também conta com motor 1.5, turbo, de 163 cavalos de potência

A expectativa é que ele comece a ser importado da China até o fim do ano que vem. A anúncio oficial ainda não foi feito, mas AutoBuzz apurou que ele vem, sim, e o mais rapidamente possível. Por enquanto, os executivos da marca dizem que ele vem pro Salão para medir a reação do público.

LEIA MAIS:  Fim do Ford Focus é uma pá de cal no segmento de hatches médios

 Exibido em setembro na China, o modelo é fruto de uma parceria da Ford com a chinesa Jiangling Motors. Em breve chega aos mercados da Ásia e da Oceania, e será produzido em mais de uma fábrica naquela região. A plataforma é de veículo chinês, feita sob supervisão da Ford. E os custos são mais baixos que os dos SUVs da marca nos EUA, justamente para atender a mercados emergentes.

O porte externo é levemente superior ao do Jeep Compass , e parece haver um pouco mais de espaço interno. O motor é 1.5 turbo, de 163 cv, com câmbio automático de seis marchas. Nada de tração 4x4 por enquanto, apenas dianteira.

 Portanto, o Ford Territory vem para brigar com o Compass flex, que responde por 65% das vendas do Jeep (o restante é da versão diesel 4x4, mais cara). Terá preço para isso, mesmo importado? Executivo da Ford diz que é possível chegar com preço bem competitivo, embora possa haver algumas limitações de volume de importação.

Foto: Divulgação
Interior do Ford Territory 2019 vem com luz ambiente, multimídia com tela sensível ao toque, entre outros itens

De qualquer forma, o modelo colocará a Ford nessa briga que tende a esquentar nos próximos anos. Já no ano que vem o Compass terá como desafiante o Chery Tiggo 7, feito pela CAOA em Goiás – outro que será apresentado no São Paulo Expo.

 A solução Territory permite que a Ford reveja sua estratégia para os próximos anos no Brasil, talvez até planejando uma produção local. Enquanto o SUV médio não chega, a marca já prepara novidades para o EcoSport feito na Bahia. Já no Salão chega a renovada versão Titanium, sem o demodê estepe na tampa traseira. Mas para onde vai o estepe nessa versão? Para lugar algum.

Além do Ford Territory 2019

Foto: Divulgação
O EcoSport sem estepe na traseira é outra novidade importante da marca depois do Ford Territory 2019

Os quatro pneus Michelin serão do tipo run flat, com kit de reparo e capazes de rodar por 80 quilômetros murchos, sem estragar, a até 80 km/h. São pneus mais caros, mas o preço do Eco Titanium não vai subir. Como? Trocando o motor 2.0 importado no México pelo 1.5 Dragon nacional.

LEIA MAIS: Você se lembra das estrelas do Salão do Automóvel de 2008?

Além dessas duas novidades, tudo o que a Ford vai exibir no Salão aponta para seu novo foco em SUVs, crossovers e picapes. O Edge ST vem como opção para os donos de Mustang que querem voltar a um carro mais alto e espaçoso, sem perder o desempenho. Haverá duas versões esportivas da picape Ranger (Storm e Black). E até o Ka Sedan terá uma versão de suspensão mais alta, para não sofrer em pisos levemente acidentados. O nome dela é Ka Urban Warrior.

E o Fiesta? Esqueça. À exceção do Ka, que vai muito bem em vendas, a Ford não quer saber mais de carros de passeio, seja nos EUA, seja aqui no Brasil. A ficha caiu, e a marca quer voltar aos tempos de bonança de quando o EcoSport era uma febre em nosso mercado. Vamos ver se a marca terá sucesso com o Ford Territory 2019 .

Escreva para a coluna: autobuzz@igcorp.com.br ou acesse o site autobuzz.com.br