Benê Gomes

Ranger Black está de volta para combater as picapes compactas-médias

Versão estilizada e com tração 4X2 é a opção mais barata da picape

Lançada em 2023, a nova geração da picape Ranger ainda estava devendo uma de suas versões de sucesso da linha anterior, a Black. Pois ela está de volta com o mesmo visual e os bons atributos da atual geração da Ranger.

Faróis em led e luz de neblina halógena
Foto: Divulgação
Faróis em led e luz de neblina halógena


Apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, a versão Black tem proposta essencialmente urbana, para atender quem gosta de picapes, mas não precisa ou não quer utilizá-la como veículo de trabalho. Aí entra a receita da Ford, que parte do pacote visual escurecido batizado de Bolder Gray, um tom cinza aplicado na grade, maçanetas, para-choques, estribos, rodas, espelhos retrovisores e santantônio. A parte interna é igual, com tudo escurecido, inclusive o revestimento do teto, com vários pontos em cinza escuro brilhante fazendo um bonito contraste. Os bancos têm revestimento com tecido natural e algumas partes com acabamento que imitam o couro, e com um detalhe para dar orgulho aos fãs da marca. No encosto do banco do passageiro, direcionado ao motorista, foi aplicada a inscrição “So long as it’s black”, frase famosa de Henry Ford, que afirmava que seus clientes podiam escolher um carro de qualquer cor, desde que fosse preto!


Ponto positivo também da nova geração da Ranger, a tela do multimídia na vertical é item de série na versão Black, mas é um pouco menor, de 10 polegadas. Mesma coisa para o painel de instrumentos digital e configurável, que mede 8 polegadas, e é um pouco mais simples.

Na Ranger Black a tela do multimídia é de 10'
Foto: Divulgação
Na Ranger Black a tela do multimídia é de 10'


Outra exclusividade da Ranger Black é o motor Panther 2.0 turbodiesel, que tem potência de 170 cavalos e torque de 41,2 Kgfm. Na Black a tração é sempre 4X2 e a transmissão é automática de 06 velocidades. O motor não é tão forte quanto o V6 das versões superiores, mas está longe de ser chamado de fraco, mesmo para quem ainda queira trabalhar com ela. Esse motor trabalha macio e silencioso, e a entrega de quase todo o torque acontece em rotações baixas, na faixa dos 2.500 giros. O conjunto conta com 04 modos de condução – Normal, Eco, Reboque e Escorregadio – que pode ser definido por um botão no console central. A Ranger Black não traz os sistemas de assistência à condução, como frenagem automática ou assistente de saída de faixa, mas tem outros recursos importantes como 07 airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, limitador de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros .

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Ranger Black com carroceria pintada de cinza escuro


Dentro da proposta desta versão, é legal observar que a caçamba da Ranger Black é a mesma das outras versões, ou seja, tem espaço de 1.250 litros para carregar volumes ou bagagens, mas também pode encarar o trabalho, se o proprietário quiser, pois mantém a capacidade de carga de 1.031 Kg. Pois está aí o ponto chave da versão Black, é uma verdadeira picape média, com tudo que é necessário em termos de força e segurança, bastante estilo e, ponto estratégico, com preço próximo do que é cobrado pelas picapes consideradas médias-compactas, como Fiat Toro. Como comentou Dennis Rossini, gerente de marketing da Ford, e espetando a concorrência, “a Ranger Black foi feita para quem quer uma picape de verdade, potente e robusta, e com sofisticação de um veículo para a cidade.”

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Ranger Black 2025


Já disponível nas lojas da marca, agora a versão Black é a opção mais acessível para quem sonha ter uma picape Ranger na garagem.

Ford Ranger Black: R$ 219.990,00