A Fiat aproveitou para sair na frente da concorrência e lançou os primeiros modelos híbridos produzidos no Brasil. Os escolhidos foram os modelos Fastback e Pulse, nas versões Audace e Impetus, que agora serão vendidos exclusivamente como híbridos. Com esse passo, a Stellantis materializa o primeiro passo do seu projeto de desenvolvimento da tecnologia que batizou de Bio-Hybrid (porque usa um motor que também pode ser movido a etanol), e que deu origem à plataforma Fiat Hybrid.
A opção foi por um projeto mais simples, com o sistema do tipo híbrido leve, formado pelo motor T200 (1.0 turbo flex de três cilindros), um motor elétrico pequeno (3 kW), que substitui o alternador e o motor de partida, e duas baterias: uma de ion de lítio (de 11 Ah) e outra de chumbo ácido (de 68 Ah), ambas de 12 voltz. Entre o motor elétrico e as baterias há um módulo DBSM (Dual-Battery Switch), que gerencia a atuação dos componentes. A transmissão é a mesma das versões a combustão, automática do tipo CVT que simula trocas de até sete marchas.
O motor elétrico é capaz de gerar torque adicional para o propulsor a combustão, mas em condições específicas, como na partida da imobilidade ou em velocidade de cruzeiro, na estrada, quando o elétrico atua para manter o motor a combustão em movimento sem uso de combustível. Ou seja, não é um sistema híbrido pleno, como o utilizado no Toyota Corolla, que oferece até um modo 100% elétrico para pequenos percursos. Por isso não houve alteração, por exemplo, nos números de torque e potência do motor T200 nos dois carros: 130 cavalos e 20,4 Kgfm de torque com etanol.
Somado a isso, os modelos contam com o recurso Start Stop, que desliga e liga o motor a combustão automaticamente em paradas no trânsito para ajudar a conter o consumo. Mesmo assim, e diferente também do que acontece com os modelos híbridos plenos, nos novos Fastback e Pulse híbridos a redução do consumo foi pequena. No ciclo urbano e com gasolina no tanque, o Fastback apresentou redução de 11,5%. Já o Pulse, baixou em 10,7% o consumo de combustível.
Em relação conteúdo e pacote de segurança, as versões híbridas mantêm o pacote já oferecido nos modelos com motor combustão, inclusive os sistemas de assistência à condução do ADAS, mas com algumas novidades. A primeira é a oferta da central multimídia com 10,1 polegadas a partir da versão Audace (antes disponível a partir da versão Impetus), e com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Outra novidade interessante é a página que mostra o fluxo de energia no painel de instrumentos digital de 7 polegadas, e que permite acompanhar o funcionamento do sistema de propulsão híbrido, o nível de carga das baterias ou o processo de regeneração de energia. E pra fechar, passa a contar com uma cor exclusiva para as versões híbridas, o Azul Amalfi.
Fastback e Pulse híbridos são os primeiros modelos eletrificados da Stellantis no Brasil, mas o Grupo já confirmou o lançamento de mais 40 novos carros e 08 motores, incluindo opções híbridas e 100% elétricas até 2030, como parte dos R$ 32 bilhões de investimentos confirmados para nossa região.
Os preços das novos modelos híbridos sofreram um reajuste de R$ 2 mil em relação às versões com motor a combustão.
Fastback Audace T200 Hybrid AT: R$ 151.990,00
Fastback Impetus T200 Hybrid AT: R$ 161.990,00
Pulse Audace T200 Hybrid AT: R$ 125.990,00
Pulse Impetus T200 Hybrid AT: R$ 140.990,00