O novo Versa, vale lembrar, demorou um pouco pra chegar ao Brasil. Foi apresentado antes na China, entrou em produção no México em 2022 e só chegou aqui em 2023, já como modelo 2024. Tarde ou não, o importante é que a situação melhorou bastante, o visual fiou muito mais moderno e veio um reforço no pacote de equipamentos e de segurança.
A partir da linha 2024, o Versa passou a oferecer, desde a versão Sense, a mais simples, alerta de colisão frontal e assistente de frenagem de emergência. Na intermediária, a Advance, entraram mais recursos, como o sistema de câmeras 360 graus e detector de objetos em movimento. Já na versão Exclusive, a topo de linha, o pacote de assistência à condução é completo, com todos os recursos do Nissan Safety Shield, que reúne alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de ponto cego e alerta de atenção do motorista, entre outros. Ainda falando sobre segurança, manteve a oferta de seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, alerta de objetos esquecidos no banco traseiro.
Ponto expressivo também foi a renovação visual, com direito a uma nova cor, a cinza lunar, como a que ilustra esta avaliação. O tom é cinza, mas puxa para o azulado ou para o lilás, dependendo da sua visão. O resultado ficou bom, mas é verdade que nem todos que viram de perto elogiaram. Na dianteira, a grade foi redesenhada e segue com a proposta V-Motion, da Nissan, mas a peça cresceu e já não traz o desenho da letra "V" tão marcado. Recebeu também o novo logo da marca, aplicado na dianteira, traseira e no volante. Os faróis, na versão topo de linha, contam com assinatura e iluminação de led. Na lateral, mudou o desenho das rodas e, na traseira, além da alteração no desenho do para-choque, foi aplicado um discreto aerofólio na tampa do porta-malas.
Dentro, a boa proposta da linha anterior foi mantida, mas com um pouco mais de sofisticação, o que pode ser comprovado no acabamento em duas cores nos bancos e painel frontal, que pode ser em preto e cinza ou em preto e azul. Só que o painel do Versa ainda não perdeu a proximidade com o Nissan Kicks. Recebeu uma nova tela para o multimídia de 8 polegadas na versão Exclusive, enquanto as demais seguem com a de 7 polegadas. No quesito conectividade, oferece agora quatro entradas USB, três delas do tipo C, mais o carregador de celular por indução a partir da versão Advance. Já o ar-condicionado automático digital também é exclusividade da versão topo.
Espaço de sedã médio, força de compacto
Outra característica forte e indiscutível do Nissan Versa não foi alterada, o bom espaço interno, que é muito próximo de um sedã médio, apesar de se tratar de um compacto. Os 2,62 metros do entre-eixos garantem conforto para as pernas de quem viaja no banco traseiro sem comprometer o porta-malas generoso, com 482 litros de capacidade. Para quem assume o volante, entrega uma boa condição e agrada pelo acerto muito equilibrado de suspensão, atendendo quem prioriza conforto, mas também os que esperam uma certa dose de esportividade.
No entanto, o que ainda falta, é a atualização do motor. Ele segue equipado com o conhecido 1.6 flex aspirado de 113 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque, números modestos em comparação aos concorrentes que utilizam motores mais modernos e turbinados. Vai bem na cidade e também não dá pra condenar o desempenho na estrada, mas depois de embalado. Mas é pouco para a proposta e a beleza desse sedã. E como utiliza transmissão automática do tipo CVT, tem aquela característica incômoda de elevar muito o giro do motor quando é preciso pisar fundo para retomar velocidade. Compensa com o consumo de combustível, com médias oficiais de 11,6 Km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina no tanque.
Novidade do Versa 2025, que chegou no final do primeiro semestre deste ano, é a versão com visual esportivo, SR, agora posicionada como a segunda mais equipada da linha. Entre os destaques, traz emblemas SR na grade frontal e na traseira, retrovisores externos com indicador de direção pretos, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas também escuro. Por dentro, tem costura dupla em laranja, acabamento em black piano no painel, detalhes em alumínio no console central, entre outros. Mas o conjunto de motor e câmbio é o mesmo das demais versões.
Preço Nissan Versa 1.6 flex 2024
Sense CVT: R$ 115.690,00
Advance CVT: R$ 120.490,00
1.6 SR CVT: R$ 125.190,00
Exclusive CVT: R$138.990,00