Benê Gomes

Carro híbrido: 05 pontos que podem te convencer a ter um

Propulsão híbrida oferece vantagens, como não ter preocupação com a recarga da bateria e autonomia longa

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid
Foto: Divulgação
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid


Muitos já entenderam e aprovaram os diferenciais oferecidos pelos automóveis com propulsão híbrida, como a capacidade de reduzir emissões e as despesas com combustível. Ainda tem dúvidas sobre o que os carros híbridos realmente têm de interessante em relação aos convencionais que utilizam motor a combustão?  Aqui, destaco cincos pontos positivos que podemos conferir no Toyota Corolla Cross, equipado com a propulsão híbrida flex da marca, formada por um motor 1.8 flex e dois elétricos. A transmissão é automática do tipo CVT.


Bateria Menor

Um modelo com propulsão híbrida não precisa de uma bateria grande, como nos 100% elétricos, que dependem disso pra garantir autonomia boa. No caso do Corolla Cross, a bateria tem capacidade de 1,3 kWh, enquanto a dos 100% elétricos têm 38 kWh, 50 kWh e até mais, dependendo do modelo. E esse é um detalhe que ajuda também no peso do carro, que não se altera muito, o que, na conta final, contribui diretamente para a redução de emissões e de consumo de combustível. E utilizar uma bateria menor é possível porque, no sistema híbrido, todos os motores atuam juntos em boa parte do tempo.

Sem preocupação com a recarga da bateria

Em um modelo híbrido, o motorista não se preocupa com a recarga da bateria, pois isso é feito automaticamente pelo próprio sistema.  No Corolla Cross híbrido, a energia pode vir de duas formas: do sistema de freios regenerativos, que transforma a energia cinética gerada na frenagem em carga para a bateria; e do trabalho do motor a combustão, que em alguns momentos, atua como um gerador de energia para carregar a bateria.

Na cidade, o sistema híbrido prioriza a propulsão elétrica
Foto: Divulgação
Na cidade, o sistema híbrido prioriza a propulsão elétrica




Baixo consumo e autonomia longa

Em um modelo híbrido é possível contar com autonomia longa de verdade, principalmente em circuito urbano, onde andamos mais tempo em velocidade baixa. Nessa condição, o sistema do SUV da Toyota, por exemplo, prioriza o uso do motor elétrico. Já na estrada, quando é necessária mais força para uma ultrapassagem, o motor elétrico entra em ação e alivia o trabalho do a combustão. Assim, como é menos exigido, o motor a combustão consome menos combustível e o carro ganha autonomia bem maior em comparação a um modelo tradicional a combustão. No caso do Corolla Cross, um SUV médio, ele alcança médias de carro compacto: 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada; e a autonomia pode chegar a 800 Km.

Mais conforto com baixo ruído

Como a configuração de um modelo híbrido normalmente prioriza o uso do motor elétrico, o resultado é a redução quase total do ruído interno, o que se transforma imediatamente em maior conforto para motorista e passageiros. No modelo Toyota, por exemplo, quando entra em ação, o motor a combustão atua mais como gerador de energia para a bateria. Dessa forma, o ronco acaba sendo mais suave também.

Foto: Divulgação
No híbrdo, sistema recarrega a bateria automaticamente


Incentivo Fiscal

Vários governos estaduais brasileiros mantêm políticas de incentivo a compra de automóveis híbridos e elétricos para estimular ações que contribuam com a redução de poluentes e atendam as atuais metas ambientes. A mais popular é a isenção total ou parcial do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cobrado anualmente e que possui alíquotas que vão 1% a 6% sobre o valor venal do veículo, conforme a política de cada estado. Além disso, muitas fabricantes costumam bonificar o imposto para seus clientes no primeiro ano.

Preço Corolla Cross

XRV Hybrid: R$ 206.290,00

XRX Hybrid: R$ 212.890,00