Benê Gomes

Mudou de cidade? Detran-SP não cobra atualização da CNH

Desde 1º de janeiro, os motoristas que trocarem de cidade dentro do estado de São Paulo não precisam mais pagar taxa para alterar o endereço

Carteira Nacional de Habilitação
Foto: Divulgação
Carteira Nacional de Habilitação


Em um período em que todos ficamos mais “tensos” com as contas que despencam logo no primeiro mês do ano, o Departamento Estadual de Trânsito-SP, garantiu uma boa notícia para os motoristas que mudaram de cidade dentro do estado de São Paulo. Desde 1º de janeiro de 2025, com a implementação da chamada estadualização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) , não existe mais taxa para atualização do cadastro de endereço do condutor no sistema do Detran de São Paulo.

A informação do local de emissão na CNH foi padronizada, com indicação de apenas um lugar no verso do documento, nesse caso, “São Paulo”. Assim, partir de agora a CNH não exibirá mais o município de residência do condutor. O processo de atualização do endereço é gratuito e obrigatório, pois é necessário para manter a regularidade dos dados do condutor junto ao órgão de trânsito, o que garante que as notificações e documentos provenientes de serviços eletrônicos sejam entregues corretamente.  Além disso, o motorista que não mantém o endereço atualizado está sujeito às penalidades previstas no artigo 241 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Carteira Nacional de Habilitação
Foto: Divulgação
Carteira Nacional de Habilitação

Para solicitar o serviço, o interessado deve acessar o site do Detran-SP e consultar as condições necessárias para a realização do procedimento. Já para o condutor que deixa o estado de São Paulo, é necessário procurar o órgão executivo de trânsito do estado de destino para solicitar a transferência da CNH. “O novo procedimento leva ao cidadão paulista o benefício da redução de custos em decorrência da transformação digital e do avanço na reformulação de fluxos e processos do Detran-SP”, afirma Talita Rodrigues, diretora de Habilitação e Condutores do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).