
Uma nova medida do Governo do Estado de São Paulo tornou obirgatório a isenção de cobrança de pedágio de motociclistas em todos os novos contratos de concessão firmados a partir de 2023. Essa medida já está prevista nas concessões dos lotes Litoral Paulista, Rota Sorocabana e Nova Raposo, e nos projetos do Lote Paranapanema, Rota Mogiana e Circuito das Águas. Isso faz parte de uma política tarifária mais justa e acessível do Estado. Além disso, a aplicação da isenção para motociclistas também está sendo analisada para contratos anteriores a essa diretriz, como os do Rodoanel Norte e da Econoroeste. O objetivo é avaliar alternativas jurídicas e contratuais para incorporar o mesmo padrão de justiça tarifária adotado nas novas concessões.

Outro fator importante é que essas concessões também vão adotar o modelo de pedágio eletrônico (free flow) — sistema que dispensa praças físicas de cobrança e realiza a tarifação de forma automática por meio de pórticos instalados ao longo das rodovias. A cobrança de carros e veículos maiores será feita de forma proporcional à distância percorrida, sem a necessidade de praças físicas, assegurando que cada usuário pague apenas pelo trecho utilizado. Essa alteração é fundamental para a futura implantação do free flow. Com isso, todos os usuários das rodovias estaduais paulistas passarão a pagar o mesmo valor por quilômetro rodado, garantindo mais justiça e previsibilidade ao sistema, além de melhorar o fluxo nas vias, eliminando paradas, reduzindo o risco de acidentes e aumentando a segurança viária.
Marginais da Raposo Tavares em Sorocaba não terão pedágio
Quem trafega pelas marginais urbanas de Sorocaba continuará isento de pedágio com a nova concessão da Rota Sorocabana. O modelo preserva a gratuidade dos deslocamentos dentro da cidade, garantindo que moradores e trabalhadores que utilizam as vias marginais não sejam impactados com a implantação do novo sistema eletrônico de cobrança. A iniciativa integra a política estadual de padronização da tarifa quilométrica, que promove mais equilíbrio, transparência e previsibilidade para todos os motoristas que utilizam as rodovias paulistas. A concessão abrange trechos das rodovias Raposo Tavares (SP-270), Castello Branco (SP-280) e Rodovia Celso Charuri, entre outras. Em Sorocaba, as marginais da Raposo Tavares serão contínuas ao longo de todo o trecho urbano, assegurando a circulação local sem cobrança de tarifa, mesmo com a modernização do sistema de pedágio.