Benê Gomes

Hyundai Creta 2026 tem mais conectividade e até suporte emocional

Ainda em clima de modelo recém-lançado, SUV compacto foi o mais vendido do segmento no varejo em 2024

Hyundai Creta Ultimate
Foto: Divulgação
Hyundai Creta Ultimate


Você vai lembrar fácil. Em 2024, mesmo sem trocar a plataforma, a Hyundai conseguiu mudar bastante a realidade do Creta ao eliminar aquele visual rebuscado da dianteira e traseira. Além disso, aplicou boas renovações no pacote de conteúdo e ainda trouxe uma nova versão topo de linha.


De qualquer forma, o maior impacto veio com o novo visual externo, que passou a contar linhas retas na dianteira, com direito a uma faixa percorrendo toda a frente, mais a renovação da grade, do conjunto de faróis e do capô. Atrás, proposta totalmente alinhada com o conjuto, com as lanternas redesenhadas e ligadas por uma barra iluminada.

Hyundai Creta Ultimate
Foto: Divulgação
Hyundai Creta Ultimate


E o que dizer do lado de dentro?  Na versão Ultimate, que é a topo de linha, apesar de manter muitos revestimentos em plástico, foi reforçado o clima de sofisticação com várias superfícies macias, dois tons para o acabamento de bancos e painel, entre outros. Mas ganhou um clima mais tecnológico proporcionado pelas telas digitais integradas do painel de instrumentos e do sistema multimídia, ambas com 10,25 polegadas (que são item de série nas versões Platinum, N line e Ultimate). E manteve os esperados itens de conforto para esse padrão de carro, como ar-condicionado automático digital de duas zonas, carregador de celular por indução e o teto solar panorâmico.

Foto: Divulgação
Hyundai Creta Ultimate


Novo versão com motor 1.6 turbo

Além do visual e acabamento, outro item que alterou profundamente a realidade do Creta foi o motor 1.6 TGDI a gasolina de 193 cavalos e 27 Kgfm de torque. Ele entrou no lugar do antigo 2.0 aspirado flex na versão Ultimate, a topo de linha. Junto com ele, veio a transmissão automática de dupla embreagem de 07 marchas a seco (que dispensa o uso de óleo para dissipar o calor). O resultado ao acelerar o Creta 1.6 turbo é encontrar respostas muito rápidas e segurança em retomadas para ultrapassagem, com torque aparecendo rápido em baixas rotações. Mesmo com mais força, o SUV  não perdeu o rodar confortável e nem teve comprometida as médias de consumo (11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada). Na prática, são valores maiores que dos modelos equipados com motores turbo menores da concorrência, mas que são menos potentes. Aí, é questão de prioridade.

Linha 2026: reforço em conectividade e serviço de socorro emocional

Em abril passado a Hyundai anunciou a linha 2025/26 dos modelos HB20, HB20S e Creta. No caso do SUV, ainda no clima de modelo recém-atualizado, a estratégia foi apenas acrescentar o Bluelink como item de série em todas as versões. Esse é o sistema de carro conectado da marca e que tem funcionalidades como, monitoramento do veículo, rastreamento e imobilização, assistência 24 horas, câmera 360° (que permite visualizar o entorno do carro na tela do celular), entre outros. Aliás, um recurso interessante também, incluído em março deste ano, é o SOS Bluelink, o qual permite pedir atendimento de urgência para suporte emocional em caso de alguma ocorrência no trânsito. Outro ajuste para a nova linha Creta foi a inclusão dos bancos em couro - antes disponíveis apenas nas versões Platinum, N Line e Ultimate - também para a versão Limited.

Foto: Divulgação
Hyundai Creta Ultimate

Depois da última renovação, a Hyundai conseguiu fazer as vendas do seu SUV crescerem consideravelmente , o que garantiu a ele a liderança de vendas do varejo no segmento em 2024. Tudo isso, ainda sem lançar uma nova geração do Creta, que segue oferecido em cinco versões, 04 delas equipadas com o motor 1.0 aspirado turbo flex e o câmbio automático de 06 marchas.  Os preços partem de R$ 149.620 na versão Confort 1.0 TGDI, e chegam a R$ 198.920 na versão Ultimate 1.6 TGDI com a caixa automática de 07 velocidades.