
O segmento dos compactos com proposta SUV ganhou um reforço considerável recentemente com a chegada do VW Tera, um carro com vários atributos, entre eles, a boa oferta de equipamentos desde a versão mais simples e uma tabela de preços com valores interessantes. Mas isso acabou trazendo também mais luz para os seus concorrentes diretos, como é o caso do Renault Kardian em sua versão de entrada, a Evolution, a qual conta com uma opção equipada com câmbio manual de seis marchas.

Antes de qualquer coisa, vale observar que o Kardian, mesmo em sua versão de entrada, dificilmente vai passar a impressão de um modelo mais simples. O desenho encorpado, a frente alta, a grade com o logo da marca, o conjunto de luz diurna (DRL) afilado acima dos faróis de led posicionados no para-choque e as lanternas traseiras com efeito tridimensional, enfim, todas essas características do SUV estão presentes na versão Evolution também. Aliás, até as rodas de 16 polegadas, que são de aço, garantem o clima de sofisticação do Kardian de entrada. Isso significa que são equipadas com calotas sim, mas as peças foram estrategicamente desenhadas para simular o visual de bonitas rodas de liga leve com acabamento diamantado.
Na cabine, a lógica se repete e o acabamento segue o padrão já conhecido da linha Kardian, que carrega bastante plástico, mas tudo muito bem-feito e com visual agradável. Todo o revestimento é escurecido, conta com detalhes em preto brilhante no painel, os apoios de braço das portas trazem partes em tecido, e os bancos (também em tecido) têm desenho e grafismos alegres e joviais. E na versão Evolution, ele oferece aquilo que se espera hoje em um carro deste segmento, como painel de instrumentos digital de 7”, boa conectividade na central multimídia com tela de 8” (e pareamento com Apple Carplay e Android Auto sem fio), ar-condicionado digital, ajuste de altura manual para o banco do motorista e também de altura e profundidade para o volante. Em questão de segurança, a lista é positiva, com seis airbags, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta, além de outros convencionais.
Ou seja, até aqui, um pacote de conteúdo bem equilibrado e que tem o reforço de um atrativo de peso: o moderno motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros, com injeção direta de combustível, que rende 125 cavalos de potência e 22,5 Kgfm de torque. E acompanhado de outro item que agrada muito quem prefere uma condução com maior domínio e percepção das respostas do motor, graças ao câmbio manual de 06 velocidades. A força do 1.0 turbo que equipa o Kardian é muito boa para o tamanho dele e o câmbio manual tem acerto afinado, com encaixes fáceis das marchas e ainda uma sexta marcha para ajudar na velocidade de cruzeiro em rodovia, pois deixa o motor trabalhar tranquilo em baixas rotações. Detalhe que contribui diretamente para a redução de consumo, ajudado também pelo sistema Start Stop, que liga e desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito. Os números oficiais pelo ciclo Inmetro já indicam desempenho positivo, 12,3 Km/l na cidade e 14 Km/l na estrada com gasolina. No entanto, em minha experiência com o Kardian manual, consegui médias de até 16 Km/l em rodovia com gasolina no tanque.
VW Tera, Fiat Pulse ou Renault Kardian?
Então, caso esteja de olho nos modelos deste segmento, como Fiat Pulse e o recém-chegado Volkswagen Tera, vale considerar o Kardian Evolution, neste momento, com certa vantagem sobre seus concorrentes diretos. O Tera, por exemplo, na versão de entrada, tem valor muito próximo, oferece um conjunto com câmbio manual de cinco marchas e motor 1.0 também, só que aspirado de 84 cavalos de potência. A versão acima, 1.0 turbo e também com câmbio manual, tem preço em outra faixa, R$ 117 mil.
Depois, se a análise for com base no Pulse de entrada, agora a Fiat até criou uma boa oferta para seu SUV compacto com a volta da versão com câmbio manual de 05 marchas e motor 1.3 flex aspirado de 107 cavalos. O preço é melhor, R$ 99 mil, mas ainda assim dá pra dizer que o modelo Renault está mais interessante poque tem motor mais forte e, ao menos agora, com o mesmo apelo de preço abaixo dos R$ 100 mil, pois a Renault vem comercializando o Kardian Evolution com o valor promocional de R$ 99.990,00.
Renault Kardian Evolution 1.0 MT: R$ 112.690,00