
Ainda sem data confirmada para a inauguração da sua fábrica brasileira em Camaçari, na Bahia, a BYD segue em movimento para estruturar seu processo de produção de carros no país. Nesta quarta-feira, dia 19, a marca lançou uma nova campanha destinada à atração de fornecedores locais. A iniciativa batizada de “BYD quer conhecer você”, foi anunciada em um webinar realizado junto com a Abipeças (Associação Nacional dos fabricantes de autopeças) e o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), e tem como objetivo selecionar empresas brasileiras para desenvolver uma cadeia de suprimentos genuinamente nacional.

A nova estratégia da BYD visa atingir mais de 50% de nacionalização de partes e peças até 2027, fortalecendo o setor automotivo brasileiro e impulsionando a geração de empregos na região. De acordo com Tyler Li, presidente da BYD Brasil, e Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Auto Brasil, a busca por fornecedores locais será fundamental para consolidar a produção integral de veículos no país, colocando a empresa ainda mais próxima do consumidor brasileiro. Participaram do encontro Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças; Tyler Li, presidente da BYD Brasil, e Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto Brasil. O seminário online contou com a participação de quase 300 associados de dezenas de empresas brasileiras interessadas em fazer parte da cadeia de fornecimento da BYD. Para Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças “toda empresa que quiser produzir no Brasil, utilizando a cadeia de fornecedores locais, será muito bem-vinda e terá nosso total apoio”
Como participar da cadeia de fornecedores
Empresas interessadas em fornecer para a BYD poderão acessar, em breve, uma lista detalhada de partes e peças que são prioridade para marca neste momento, a qual inclui itens como para-choques, baterias e pneus. O contato inicial deve ser feito por meio das entidades parceiras, Abipeças e Sindipeças, ou diretamente com a assessoria da marca.