
A LECAR, montadora 100% brasileira já conhecida pelos projetos do coupê híbrido flex LECAR 459 e da picape LECAR Campo, acaba de anunciar um modelo de negócios diferente. Apesar de ainda não ter efetivamente uma fábrica e nenhum dos modelos anunciados em processo de produção, a Lecar chama a atenção agora com essa iniciativa que promete reduzir investimentos tanto para concessionárias quanto para a própria fabricante. A ideia é trabalhar sob demanda, sem estoques: assim que é fechada uma venda no ponto de venda, a fábrica produz o carro e programa a entrega. Por isso, até uma loja de seminovos poderá participar dessa operação. Atualmente, a LECAR já oferece aos clientes a compra programada, modalidade de financiamento sem juros com prazos flexíveis de 48, 60 ou 72 meses. O novo modelo vai expandir essa lógica, deslocando parte das operações para profissionais especializados que atuam na revenda, sem necessidade de investimento inicial em concessionárias físicas.

O formato prevê a convivência com lojas de veículos seminovos já existentes, com expansão gradual para todo o Brasil. A primeira parceria já foi fechada com a concessionária Lopes, inaugurada há dois meses, em São Caetano do Sul (SP). A segunda unidade, a LECAR Leste, deverá ser aberta em novembro, em São Miguel Paulista, São Paulo. O investimento para abertura de uma concessionária LECAR é estimado em menos de 5% do valor de uma concessionária tradicional. Segundo Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da LECAR, “todas as lojas terão layout padronizado, com a mesma fachada e desenho. Essa padronização facilita a identificação pelo público e reforça a presença da marca no bairro, proporcionando atendimento mais próximo e cordial.”
A companhia destaca a força do varejo de seminovos no Brasil, um setor que movimenta mais de R$ 15 milhões de veículos por ano, com vantagens como proximidade geográfica e credibilidade já estabelecida na região onde atua. Para o setor automotivo, a iniciativa representa uma leitura de mercado alinhada às tendências de venda omnichannel, ou seja, é a comercialização feita com apoio de todos os canais de comunicação e de venda de uma empresa (lojas físicas, e-commerce, redes sociais, aplicativos e atendimento ao cliente), o que, é verdade, pode garantir mais flexibilidade para o consumidor. A LECAR pretende manter o portfólio de lançamentos para 2026, incluindo os modelos já anunciados e as novidades que serão apresentadas no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no final de novembro.
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