
O Ford Mustang Dark Horse é a versão mais forte desse icônico muscle car norte-americano que, desde agosto deste ano, está disponível no Brasil também. Se não bastasse o desenho já cheio de personalidade, nesta versão ele ainda recebeu a assinatura visual que inspirou os Mustangs da Nascar dos Estados Unidos.
Na frente, os para-choques têm detalhes escurecidos, lentes escuras nos faróis de led e entradas de ar que deixam claro que se trata de um Mustang diferenciado. As rodas de 19 polegadas, também escurecidas, são montadas com pneus largos, 255/40 na frente e 275/40 atrás, conta com um grande e eficiente aerofólio traseiro, ponteira dupla de escape, além dos emblemas dark horse e as chamativas faixas no capô.

Por dentro, apesar da grande dose de refinamento no acabamento, com couro e suede em diferentes partes, a iluminação ambiente configurável e as belas telas digitais de 12,4” para instrumentos e 13,2” para central multimídia, mantêm a proposta provocativa com o tom escuro em toda a cabine, costuras aparentes e bancos esportivos que te deixam bem firme para uma condução esportiva de verdade. Aliás, como a própria Ford lembra, o Mustang Dark Horse é a versão desse esportivo que mais se aproxima de um autêntico modelo de competição. Afinal, foi desenvolvido por uma equipe especial da marca e serviu de base para o Mustang GT3 de corrida, que corre no Mundial de Endurance (WEC).
E para acelerar? Essa é uma pergunta que surge fácil depois de conferir os detalhes externos do esportivo. Bem, ele é equipado com o mesmo motor Coyote 5.0 V8 aspirado da versão GT Performance (que segue à venda no Brasil), mas carrega uma preparação especial e que garantiu ainda mais potência: no Dark Horse, são 507 cavalos e 57,8 Kgfm de torque . Nos Estados Unidos, ele pode ser equipado com transmissão manual, mas por aqui vem com o câmbio automático de 10 marchas, aletas para trocas manuais no volante e 05 modos de condução. Segundo a Ford, pra chegar nessa receita, o V8 5.0 herdou bielas e virabrequim do Mustang GT500 e o bloco recebeu calibração exclusiva para o mercado brasileiro para não sofrer muito com o combustível nacional.
O resultado? Acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente, claro). Ou seja, é preciso habilidade para não se enrolar com tanta força nesse clássico esportivo com tração traseira! E pra quem gosta de curtir o ronco do V8, pode ainda escolher entre 04 modos diferentes, com direito até a um ronco baixinho pra não incomodar a vizinhança. E vale o destaque para outros trunfos desse Mustang, como a suspensão adaptativa Magneride, capaz de fazer uma leitura milimétrica do piso, a direção 25% mais responsiva e ainda o diferencial traseiro Torsen com sistema de arrefecimento exclusivo pra ele. Já para segurar a fera, vem equipado com freios brembo projetados para uso severo, com discos dianteiros flutuantes de 390 mm e traseiros de 355 mm (e resistentes ao superaquecimento).
Quer um pouco mais? Para quem resolver levar esse esportivo para um track day, por exemplo, tem a disposição o sistema Track Apps, com recursos como drift brake eletrônico, line lock para “queimar pneus”, medição de performance com força G, tempos de volta e aceleração. É um prato cheio para quem valoriza a esportividade de verdade, com tração traseira, tudo que a eletrônica tem para oferecer e um desenho que é praticamente impossível não se encantar por ele, concorda?
O Mustang Dark Horse é vendido em versão única no Brasil com preço de R$ 649.000,00
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG