Benê Gomes

Atração do Salão de SP: Ram divulga detalhes da nova Dakota

Nova picape será a principal atração da RAM na Salão do Automóvel de São Paulo que começa no sábado, 22, e chega ao mercado em meados de 2026

RAM Dakota Laramie
Foto: Vitor Matsubara
RAM Dakota Laramie

A Ram Dakota está entre nós. A picape será uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo 2025, que acontece a partir do próximo sábado (22), mas foi revelada pela primeira vez no Brasil nesta terça-feira (18). A Dakota será fabricada na Argentina, onde já está em pré-venda e estreia ainda neste mês. No Brasil, a picape deve ser lançada em meados de 2026 e será comercializada em duas versões, Laramie e Warlock. Dentro a linha RAM do Brasil, a Dakota será posicionada acima da Rampage e logo abaixo da RAM 1.500.

RAM Dakota Laramie
Foto: Vitor Matsubara
RAM Dakota Laramie


Com projeto baseado na Fiat Titano, a RAM Dakota é um pouquinho maior, com 5,37 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,82 m de altura, mas o entre-eixos é o mesmo, de 3,18 m. Já a altura livre do solo é de 3, 17 m. A diferença entre as versões é basicamente estética, com a Laramie trazendo detalhes externos cromados e rodas de 18”, enquanto a Warlock tem um estilo mais aventureiro, o que inclui santantonio, rodas de 17” com pneus de uso misto.

Foto: Vitor Matsubara
RAM Dakota Warlock


Motorização é a mesma da Titano

A picape usa o mesmo motor 2.2 turbodiesel que equipa a Titano. São 200 cv e 45,9 kgfm de torque máximo. Já o câmbio é automático de 8 marchas. A Ram Dakota tem tração 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, e oferece quatro modos de condução. A capacidade de carga é de 1.020 Kg e a de reboque é de 3.500 Kg.

Foto: Vitor Matsubara
RAM Dakota Laramie


Além do design exterior, a cabine é totalmente diferente da Titano, com dose maior de sofisticação graças ao uso de materiais de qualidade superior, como o couro legítimo dos bancos e o revestimento sintético que recobre o painel. A picape tem central multimídia de 12,3", quadro de instrumentos digital de 7", sistema de câmeras de 540 graus e o pacote completo de ADAS, com itens como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal, sensor de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Nesta primeira apresentação oficial, a RAM não divulgou preços, nem lista detalhada de equipamentos.

*Com colaboração de Vitor Matsubara, em São Paulo(SP)

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG