Benê Gomes

Diferente das que recuaram, Kia leva 8 lançamentos ao Salão de SP

Marca comandada por José Luiz Gandini apresentou estratégia ousada, com uma profunda renovação do portfólio no Brasil

Kia Brasil - Salão de SP 2025
Foto: Divulgação
Kia Brasil - Salão de SP 2025

Enquanto marcas alemãs tradicionais, como BMW, Audi e Mercedes, além das norte-americanas Ford e General Motors, não consideraram importante a participação no Salão do Automóvel de São Paulo 2025, a Kia Brasil optou por uma estratégia bem diferente. A marca está expondo oito novidades, representadas por duas reestilizações e seis modelos inéditos no país, um sinal indiscutível da aposta de expansão em nosso mercado.


“Para nós, este retorno ao Salão do Automóvel tem um significado especial. A Kia Brasil participa do evento desde 1994 e, ao longo dessas três décadas, construiu localmente uma trajetória marcada por resiliência e capacidade de adaptação, mesmo diante de mudanças cambiais, barreiras tarifárias e transformações profundas no setor automotivo”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

Kia EV3 - Salão de SP 2025
Foto: Divulgação
Kia EV3 - Salão de SP 2025

Entre os destaques, está a ofensiva no segmento de SUVs, com quatro novidades com tecnologias diferentes de propulsão. O EV3, novo SUV 100% elétrico premium e com autonomia de 605 Km; o Stonic híbrido (sistema MHEV), que volta ao portfólio renovado; o novo SUV Sportage Hybrid, que já teve a pré-venda aberta no país por R$ 267.190,00, agora com a nova identidade visual da marca, o interior foi todo renovado, com destaque para as novas telas digitais do painel de instrumentos e multimídia com 12,3 polegadas cada; e a volta ao Brasil do SUV grande Sorento 4x4 diesel, ícone de sete lugares, agora em nova geração.

Foto: Divulgação
Kia Sportage - Salão de SP 2025


Além desses modelos, a Kia anunciou a chegada do elegante K4, versões Sedan e Hatch. Produzido no México, o modelo está em fase de homologação e tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2026. Serão comercializados em versão única, a topo de linha GT-Line, equipados com o novo motor 1.6 turbo de 193 cavalos.

Foto: Divulgação
Kia K4 Hatch - Salão de SP 2025

Ofensiva no segmento de picapes e a Besta do futuro

O mercado de picapes médias diesel no Brasil segue muito concorrido e promete crescer ainda mais em 2026, pois novos modelos já foram anunciados por várias marcas. Pois é exatamente neste segmento que a Kia também vai apostar a partir do ano que vem, com a picape Tasman, modelo com visual futurista, mas bem servida de recursos tecnológicos, com motor turbodiesel e tração 4X4.

Foto: Benê Gomes
Kia Tasman - Salão de SP 2025


Questionado sobre a aposta numa categoria tão disputada, Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia Brasil, fez questão de enfatizar que a Kia é referência em motorização diesel e 4x4. “Nós temos bastante tradição com modelos diesel e contamos com um nível de qualidade em nossos produtos que são importantes diferenciais para entregar algo mais exclusivo, mesmo se tratando dessa concorrência acirrada, inclusive das marcas chinesas que vêm chegando ao mercado nacional”.

Foto: Benê Gomes
Kia Tasman - Salão de SP 2025

A Tasman, a primeira picape da Kia em escala global, marca a estreia da fabricante nesse segmento no Brasil. O modelo apresenta capacidade da caçamba de 1.173 litros e recursos como tomada elétrica integrada. A picape vem equipada com motor diesel 2.2 de 210 cv de potência e 45 kgfm de torque, e a transmissão é automática de 8 marchas.

Foto: Benê Gomes
Kia Tasman - Salão de SP 2025


Exibida pela primeira vez no país, a Tasman já está praticamente homologada para o nosso mercado e passa agora pelas últimas avaliações técnicas e adaptações para o mercado nacional. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2026.

Foto: Benê Gomes
Kia PV5 - Salão de SP 2025

Já o PV5 pode se tornar um grande sucesso em nosso mercado, pois traz como referência um modelo que fez fama no país nos anos 90, a Kia Besta. Não por acaso, muitos já brincaram ao chamar a nova van como a Besta do Futuro, um veículo comercial elétrico com desenho simpático e proposta muito eficiente para transporte de cargas urbanas. Desenvolvido dentro da estratégia global PBV (Platform Beyond Vehicle), o PV5 está sendo apresentado em sua configuração cargo, como capacidade volumétrica de até 4.420 litros, opções de bateria que chegam a 71,2 kWh e autonomia declarada de 693 km.

Foto: Benê Gomes
Kia EV5 - Salão de SP 2025


O PV5 tem o sistema V2L, que permite utilizar a bateria para alimentar equipamentos externos, e tecnologia Easy Swap para troca de módulos, possibilitando conversão entre transporte de carga e passageiros. Por dentro, traz conforto para motorista e parceiro de trabalho, mais boa dose de tecnologia e conectividade com tela de 12,9 polegadas para o multimídia com suporte para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, painel de instrumentos digital e sistema de atualização over-the-air (OTA).

Foto: Benê Gomes
Kia EV5 - Salão de SP 2025


Além dos modelos inéditos, o estande da Kia no Salão do Automóvel de São Paulo 2025 reúne os modelos que já integram o portfólio da marca no Brasil, como o EV5, SUV 100% elétrico, o EV9, SUV elétrico de grande porte com sete lugares, o SUV híbrido Niro, e o Kia Carnival, van grande e sofisticada.

Foto: Divulgação
Kia EV5 - Salão de SP 2025


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG