Ram 2500 Laramie: conheça as evoluções no motor 6.7  turbodiesel

Picape mais potente em oferta no Brasil, Ram 2500 Laramie tem 350 cv e força de sobra nas quatro rodas

Carro Esporte Clube

Foto: Thiago Ventura
Ram 2500 Laramie: conheça as evoluções no poderoso motor 6.7 Cummins turbodiesel

A Ram 2500 sempre foi a picape mais potente do país desde sua chegada há 15 anos. Na atual geração, o motor turbo diesel da Cummins de 6,7 litros foi amplamente revisto, com avanços nos principais componentes, para ainda mais eficiência e força.  

De seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH). Esse novo material é o principal fator da redução de peso do propulsor em 28 kg.

Atualmente, o modelo da FCA é única do segmento das picapes grandes no Brasil. Porém, essa história deve mudar em 2021. A Chevrolet já confirmou que pretende lançar a Silverado na América Latina


Siga o Carro Esporte Clube no Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Também são inéditos o cabeçote, as válvulas de escape e os balancins, guiados por um eixo de comando oco. Bem como as bielas, as bronzinas, os anéis com redução de atrito e os pistões mais leves e resistentes, redesenhados para otimizar a combustão. Vale ressaltar que a motorização foi desenvolvida nos EUA, em parceria com o time de engenharia brasileiro da Cummins , que recebeu cinco unidades do motor 6,7 litros.

A turbina HE300 de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada e está conectada a um coletor de escape inteiramente novo. Para completar, todo o sistema de alimentação foi reprojetado, desde a flauta dos injetores de alta pressão (que aumentou de 1800 para 2000 bar), passando pela bomba, filtro e linha de combustível.

Com isso, essa verdadeira usina de força oferece respostas mais ágeis e refinadas, além de entregar mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que antes, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm de torque máximo.

A eficiência energética da Nova Ram 2500 Laramie também foi aprimorada, com o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribuindo para menor consumo de combustível.


Leia também:

LEIA TAMBÉM:

Chevrolet Silverado vai voltar ao Brasil em 2021 para brigar com Ram 2500

RAM 2500 ganha edição especial no Brasil


Assine nossa lista VIP no Telegram! É grátis!

Entre no grupo do Carro Esporte Clube no WhatsApp!

O post Ram 2500 Laramie: conheça as evoluções no poderoso motor 6.7 Cummins turbodiesel apareceu primeiro em Carro Esporte Clube .