Conheça o BMW iX, a nova geração de SUV elétrico

Modelo da marca premium representa um passo à frente na desejada categoria de veículos

O BMW iX elétrico é um SUV premium de última geração em design, desempenho e autonomia
Foto: Divulgação
O BMW iX elétrico é um SUV premium de última geração em design, desempenho e autonomia


A BMW revelou o seu SUV elétrico que chega ao mercado em 2021. Chamado BMW iX , a montadora alemã afirma que o modelo representa uma nova geração de utilitário esportivo tanto pelo seu desempenho, com seus 500 cv de potência, como pela autonomia superior a 600 km com uma carga.


O SUV terá uma bateria "gigante" de 100 kWA que vai alimentar dois motores elétricos. O conjunto permitirá uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 5,0 segundos. Em termos de capacidade de carga, o BMW iX será capaz de carregar rapidamente em corrente contínua (DC) até 200 kW. A montadora acredita que será capaz de atingir 80% do estado de carga em menos de 40 minutos.

Derivado da família de veículos-conceito iNext , o SUV iX tem dimensões comparáveis ao BMW X5 em comprimento e largura, tem altura do X6 e devido ao tamanho de suas rodas assemelha-se ao modelo X7. "O exterior do iX representa uma reformulação distinta das poderosas proporções dos grandes SUVs da nossa marca", diz o comunicado da empresa.


Externamente, o BMW iX, conforme mostra o modelo apresentado de pré-produção, tem um design muito moderno. Destaca-se a usual grade da marca, mas agora ela está cercado por faróis muito agressivos. O teto, a lateral e traseira apresentam nova formulação de estilo.

Quanto ao design interior do iX, a BMW o descreve como "uma cabine organizada oferecendo um local de relaxamento. A tecnologia é amigável e inteligente no visual e intuitivo ao usar, sem parecer excessivamente complexa".

Segundo a montadora, "o SUV transmite uma sensação de segurança e familiaridade e cria um novo tipo de vínculo entre os ocupantes e o veículo. Inclui uma série de recursos como o volante em formato hexagonal e uma chave oscilante para a seleção de marcha que trazem uma característica futurística de prazer de dirigir".

A BMW deve iniciar a produção em série no segundo semestre de 2021. Ela ainda não confirmou o preço, mas deixa claro que será competitivo com os modelos de US$ 40.000 da Tesla .

BMW no Brasil

Foto: Divulgação
BMW i3 é um dos modelos elétricos da marca alemã no Brasil disponíveis hoje em dia


No mercado brasileiro, a BMW oferece uma gama de modelos eletrificados. Atualmente estão disponíveis no Brasil os modelos híbridos plug-in BMW 330e, BMW 530e, BMW 745Le, BMW X3 xDrive 30e e BMW X5 xDrive45e, além do BMW i3 que é totalmente elétrico.

Segundo a BMW , a marca investe "em mobilidade elétrica não só por conta das soluções sustentáveis, limpas e renováveis, mas também pelo diferencial econômico envolvido na cadeia de produção de um automóvel". Por isso ela deseja escrever essa história da mobilidade elétrica também no nosso País. Pena que uma marca premium é para poucos.